Nas últimas décadas o serviço de prevenção, controle e manejo de pragas urbanas têm evoluído. Contudo, velhos hábitos, muitas vezes perigosos, ainda são tidos como efetivos. Com a inovação, a DDSERV realiza um serviço especializado e de qualidade há mais de 20 anos no mercado.

A bióloga e especialista em manejo e controle de pragas urbanas, Juliana Nogueira, explica que a inovação é o diálogo, com a empresa ou com o responsável pela casa, para informar que o foco não é mais o uso de químicos.

A especialista se refere no uso indiscriminado desses produtos. “Não adianta evitar uma contaminação e ao mesmo tempo contaminar o ambiente”, comenta.

Antigamente, era muito comum a figura do dedetizador, um homem com um galão nas costas e uma bombinha que despeja veneno. O nome é originário do dicloro-difenil-tricloroetano (DDT), pesticida que surgiu durante a 2ª Guerra Mundial. Na época, muitas mães usavam o produto até para matar piolho na cabeça de crianças.

O que ninguém sabia na época era que esta fórmula era mortal. Muitas pessoas passaram a sofrer com danos neurológicos, respiratórios e cardiovasculares, e até morreram,  anos após o contato com o DDT. O resultado foi o banimento dele em vários países, desde a década de 1970. No Brasil foi em 2009.

Juliana usa o exemplo para alertar sobre os cuidado usados, pois muitas pessoas ainda usam produtos com alta toxidade sem muita estratégia. Atualmente, o problema é analisado profundamente e soluções mais agradáveis ao meio ambiente são oferecidas. “Todo químico tem um risco, não é 100% seguro. É preciso de proteção e controle”, adianta.

Portanto, é com foco no planejamento que a DDSERV atua. Na ação, apresenta cinco fases de atendimento. A primeira é a Inspeção, no qual é feito um exame da área problemática, para a total compreensão da infestação.

A segunda é a Identificação, quando é constatado o tipo de praga que há no local, para que possa ser feita uma estratégia de como eliminá-la. O terceiro é a Recomendação, quando o técnico informa o cliente sobre ações práticas de como fazer a manutenção da área a fim de extinguir a infestação. Neste caso, pequenas ações, porém eficazes, podem resolver o problema sem o uso de químicos.

O quarto passo é o Tratamento, que pode englobar desde a limpeza do local, com mudanças físicas no ambiente, e uso de armadilhas, até a inserção de inseticidas de forma adequada. O quinto e último passo é o Monitoramento, quando é avaliado os resultados, a serem usados em um necessidade futura, e encaminhamentos do tratamento.

Estratégia especializada

A DDSERV faz toda a parte de monitoramento e acompanhamento da infestação para o cliente. “Pragas sempre vão existir, então o importante é elas não estarem em locais indesejados, como a cozinha. A gente faz um monitoramento para que as pragas que estão lá fora não entrem dentro de casa”, explica a especialista.

Para realizar uma estratégia, a DDSERV lista os 5 As: alimento, água, abrigo, aquecimento e acesso. Os quatro primeiros são necessidades biológicas, que atraem a praga para dentro da casa.

Entretanto, o principal é evitar que ela tenha acesso, com ações efetivas para barrar a entrada de pragas, como a barata, pelo ralo. Segundo Juliana, em uma ação eficaz, é preciso eliminar ao menos três, dos cinco As.

Prevenção como solução

Além disso, a DDSERV não trabalha apenas com controle de pragas, mas também com prevenção. “O importante é garantir que o problema não ocorra”, diz Juliana.

De acordo com a especialista, para evitar o retorno de uma praga ou até evitar que se tenha uma primeira infestação é preciso agir de forma consciente. “Não é porque você não esteja vendo o problema que ele não exista, por isso é importante realizar o cuidado de prevenção”, explica.

Neste quesito, o ideal é tratar a fonte da infestação e para isso é necessário uma equipe especializada. Com as ferramentas certas e boa orientação, uma grande e silenciosa infestação pode ser evitada.

DDServ Brusque – Empresa de Controle de Pragas

Rua General Osório, nº 99, Bairro Guarani – Brusque/SC

(47) 3355-1821 / (47) 99177-3028

Agende uma vistoria: técnico faz uma avaliação gratuita em sua residência ou comércio.

Deixe uma resposta