O teatro é a arte da ação, independente de texto. Ele acontece em convívio, mesmo se tratando de monólogo, pois conta com o ritmo da plateia. E para o teatro de fato existir é necessária improvisação. Esta técnica, que nada tem a ver como erro e conserto, faz com que a peça permaneça viva, pois sem ela tudo torna-se apenas uma repetição. A improvisação é a alma do teatro, é o que mantem o ator vivo, é o risco constante, o desafio de estar no palco frente a um público apresentando uma mentira, um mundo ficcional e diferente do mundo real, embora tão perto que simplesmente acaba poetizando o que já todos sabemos e sentimos.
Então, se encaramos isso, imaginemos o que é expor a alma sem o corpo, aliás, apresentar o improviso não como processo, e sim como resultado final. Foi isto o que pensaram há vários séculos os atores italianos da Commedia dell´arte, e há pouco tempo alguns diretores e teóricos, que revalorizaram a improvisação e a levaram à cena, expondo suas debilidades e virtudes.

Ocorre em Brusque no próximo dia 15 uma oportunidade de exercitar a técnica da improvisação. Ministrada pela atriz Ester Graf, a oficina inicia às 9 horas, com intervalo entre 12 e 14 horas, e finaliza às 17 horas. A aula é voltada a artistas em formação que queiram explorar novas formas de criação dramatúrgica, pessoas que buscam o desenvolvimento pessoal de forma lúdica e curiosos e interessados com ou sem experiência teatral.

Ester é integrante do Grupo Teatral Phoenix e do Grupo Gostosinho de Teatro, de Blumenau. Atuou como atriz improvisadora junto aos grupos Pinoia – Operários da Impro e Grupo de Teatro Remanescentes. Possui cursos na área de improvisação teatral, palhaçaria e formação de atriz. Formada em Psicologia, atualmente cursa graduação em Teatro, na FURB.

O valor da inscrição é de R$ 60,00. Mais informações de como proceder, podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. São 15 vagas. O local da oficina é o Centro de Treinamento Sorjai (Avenida Beira Rio, na rótula da Ponte do Trabalhador).

 


Lieza Neves
– atriz, escritora e produtora cultural