Compradores buscam na Pronegócio alternativas para temperaturas amenas

Inverno menos intenso aumentou foco em roupas leves e versáteis

Compradores buscam na Pronegócio alternativas para temperaturas amenas

Inverno menos intenso aumentou foco em roupas leves e versáteis

Com foco em produtos de inverno, a primeira edição de 2019 da Pronegócio começou a receber compradores nesta segunda-feira, 14, e vai até a sexta-feira. Entre eles, a busca por casacos pesados está em baixa e as peças de meia estação ganham preferência.

De São Bento do Sul, Norte do estado, a empresária Arlete Correia e o gerente Plínio Cardoso estavam de olho em peças que pudessem aproveitar para a meia estação. O motivo está nos estoques de casacos e jaquetas que ficaram do último inverno. Eles exemplificam com os produtos de lã batida, considerados com um bom retorno financeiro e de procura alta em anos anteriores.

A cidade, cerca de mil metros acima do nível do mar, chega a atingir temperaturas negativas, segundo os lojistas. Baseados no histórico, era comum que fizessem investimentos voltados para as baixas temperaturas, porém, a pouca intensidade do inverno fez parte dos produtos ficarem em estoque.

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“O investimento é tão alto e fazemos tanto investimento que, se não vem o frio, atrapalha bastante e o lojista já não tem dinheiro para investir e esperar vender”, resume ela.

Para evitar novos prejuízos, Cardoso reforça a aposta em peças de meia estação. “Os fabricantes não estão investindo tanto no pesado. Estamos vendo que 80% dos produtos já estão vindo levando isso em conta, para suprir isso, principalmente no feminino.”

Frio em baixa
Para Nabil Kadan, diretor de uma loja de roupas de Pelotas, Rio Grande do Sul, as baixas temperaturas passaram a ocorrer já no período reservado para as liquidações de inverno. O comportamento do clima, afirma, atrapalhou o desempenho do comércio varejista.

Durante a Pronegócio, ele apostava em produtos que pudessem se adaptar às características menos tradicionais do clima. O atraso e a baixa intensidade do inverno fez com que ele ficasse com parte do estoque de casacos.

“As pessoas já estavam em outro ritmo, já pensando na primavera. Com a meia estação, tu podes vender ela tanto no inverno, quanto antes da entrada das coleções de verão.”

Meio termo
José Raimundo dos Santos vem do Piauí para Brusque há oito anos para abastecer uma rede de 30 lojas que atende, além de onde mora, em parte do Maranhão e do Tocantins. Mesmo sem a incidência de baixas temperaturas, ele opta pela Pronegócio pela variedade e qualidade dos itens oferecidos.

Segundo ele, mesmo com o foco no inverno, é possível encontrar no evento muitas peças que podem ser adaptadas para a região onde atua.

“Os empresários estão apostando mais no meio termo. Este país é muito grande. Para nós, é praticamente verão o ano todo, mas aqui dá para colher bons frutos, sem nenhum problema.”

A avaliação do piauense é semelhante à da empresária Kely Aline Neves, do Espírito Santo. Com atuação em uma região litorânea, ela buscava opções de roupas mais abertas e alternativas, para atender um inverno com tradição de temperaturas acima dos 17 graus.

No contexto das sete lojas que mantém, a empresária dá prioridade para empresas com produtos mais leves. De acordo com ela, os fabricantes locais estão acompanhando esta demanda e conseguem oferecer alternativas para diferentes realidades do país.

A edição marcou o retorno da rodada de negócios ao Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Por três edições, ela esteve no Clube Santos Dumont. Entre a organização, o clima é de otimismo e o evento deve superar o número de janeiro de 2018.

Segundo o presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (Ampebr), Ademir José Jorge, há um otimismo na expectativa de vendas, justificado pela duração do inverno passado. Mesmo sem a intensidade esperada, ele acredita que a ocorrência tardia das temperaturas baixas acabaram reduzindo os estoques dos lojistas de diferentes regiões do país.

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Contente com o retorno para o local, ele destacou as mudanças feitas na infraestrutura do evento e oferecer mais conforto para os visitantes.

“Conseguimos voltar às origens. É uma área de 4 mil metros quadrados de área plana e isso é muito importante para nosso evento. Estamos com força máxima já na segunda-feira e nossa expectativa é que nossos números vão supera os de janeiro de 2018.”

Desfile
Na terça-feira, 15, segundo dia do evento, acontece o Desfile de Moda da 48ª Pronegócio. Serão apresentados na passarela 120 looks de 30 empresas participantes da rodada. O evento, que acontece no Clube Santos Dumont, contará com a presença de clientes, vendedores, parceiros, imprensa e convidados.

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