Defesa Civil alerta para fortes chuvas no fim de semana

Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas

Defesa Civil alerta para fortes chuvas no fim de semana

Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas

Os profissionais da Defesa Civil de Brusque orientam a comunidade para as mudanças climáticas previstas para os dias 20 a 22 de setembro, para os quais são esperados volumes significativos de chuvas. 

Veja também

O órgão estará com a equipe de plantão 24 horas desde sexta-feira, assim como o Corpo de Bombeiros de Brusque, com o objetivo de atender a comunidade em caso de ocorrências ou informações atualizadas. Vale lembrar que o telefone de plantão da Defesa Civil é o 199 e dos Bombeiros 193. 

A Defesa Civil divulgará boletins em seu Facebook oficial: www.facebook.com/defesacivildebrusque

Entenda

Devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país, a previsão indica chuvas fortes por alguns momentos, com acumulados variando entre 100mm e 200mm, com pontuais chegando a 300mm, acompanhados de ventos fortes. A previsão chega ao dobro de chuvas esperadas para todo o mês de setembro.

Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas. Assim a Defesa Civil municipal recomenda o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pelo órgão.

Como proceder

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.


Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio