Defesa Civil confirma tornado em Rodeio; fenômeno causou estragos

Dados do radar de Lontras indicam que tornado aconteceu entre 16h10 e 16h25

Defesa Civil confirma tornado em Rodeio; fenômeno causou estragos

Dados do radar de Lontras indicam que tornado aconteceu entre 16h10 e 16h25

Como previsto pela Epagri/Ciram, as condições de tempo foram instáveis em Santa Catarina no início desta semana. Na tarde da última terça-feira, 27, ventos fortes causaram destruição em Rodeio, no Vale do Itajaí, levando a queda de árvores, destelhamentos e falta de energia. Os ventos fortes atingiram a região entre 16h e 17h.

A análise dos dados do Radar Meteorológico de Santa Catarina, localizado em Lontras, indica que o fenômeno causador dos ventos fortes foi um tornado. Os dados apontam para a ocorrência do fenômeno entre 16h10 e 16h25 entre os municípios de Rodeio e Ascurra, quando estava em vigência um alerta emitido pela Epagri/Ciram, com risco de ventos fortes, chegando a 80km/h.

De acordo com a Defesa Civil, devido à distância entre o ponto de ocorrência do fenômeno e a estação meteorológica com medições de vento mais próxima, não é possível saber precisamente qual foi a velocidade do vento no local, porém as imagens dos danos causados pelos ventos indicam um tornado de intensidade F0 em uma escala que vai até f5.

Os tornados são fenômenos de pequena escala tanto espacial (da ordem de alguns metros a poucas centenas de metros) quanto temporal (alguns minutos), sendo assim um dos fenômenos meteorológicos de mais difícil previsibilidade, informa a Defesa Civil.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio