Defesa Civil de Brusque lança novo sistema de Telemetria

Rede mostra acontecimentos ao longo do rio Itajaí-Mirim em tempo real

Defesa Civil de Brusque lança novo sistema de Telemetria

Rede mostra acontecimentos ao longo do rio Itajaí-Mirim em tempo real

Tela principal de monitoramento do sistema de Telemetria – Crédito: Aline Camargo

Na manhã desta sexta-feira, 24 de agosto, a Defesa Civil de Brusque lançou o novo sistema de Telemetria que vai monitorar o nível do rio Itajaí-Mirim. 

De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil, Evandro de Mello do Amaral, o sistema permitirá que o órgão, o Corpo de Bombeiros e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) terão acesso aos dados da bacia em tempo real. 

O sistema foi ativado de fato no dia 2 de agosto e já mostra alguns dados da região. São dez estações ao longo do rio, que transmitem as informações para um servidor que fica na sede da Defesa Civil. De acordo com o técnico da empresa que projetou o sistema, Vitor Vilbert, todas as informações são atualizadas automaticamente, e ícone e códigos de cores se alteram na tela sempre que há uma mudança no padrão de comportamento das águas. Quando o sistema detecta um nível de alerta, emite comunicações por email aos responsáveis dos órgãos e agentes cadastrados, qeu devem alertar a população dos riscos e das previsões. 

Amaral afirma que o sistema ainda não estará disponível para que os cidadãos acessem as informações pela internet, mas a intenção é que isso aconteça no futuro. Segundo ele, os próximos passos são o estudo hidrológico do Itajaí-Mirim e a criação da Carta de Enchente, onde será determinado o nível que o rio precisa atingir para começar a afetar cada rua da cidade. 


Veja onde estão as dez estações telemétricas:

– Botuverá
– Cedro Alto
– Zantão
– Dom Joaquim
– Rua Felipe Heckert
– Guarani
– Limeira Alta
– Limeira Baixa
– Rua SP 056 (São Pedro)
– Volta Grande
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio