Defesa Civil de Nova Trento receberá três pluviômetros automáticos

Equipamentos serão instalados pelo Cemaden para coleta de dados sobre o comportamento das chuvas

Defesa Civil de Nova Trento receberá três pluviômetros automáticos

Equipamentos serão instalados pelo Cemaden para coleta de dados sobre o comportamento das chuvas

O Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação tem em seu plano de ações o projeto Pluviômetros Automáticos, que visa ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil, para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Devido ao fato de Nova Trento estar cadastrado como município de alto e altíssimo risco de deslizamentos e enchentes, junto ao Serviço Geológico do Brasil, a Defesa Civil Municipal receberá, em breve, três pluviômetros automáticos.

Segundo o Diretor de Defesa Civil, que esteve atento ao cadastro perante o Cemaden, o próprio órgão vem a Nova Trento instalar os equipamentos. “Em princípio eles serão instalados no prédio da Prefeitura Municipal de Nova Trento, no pátio da Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco João Valle, bairro Trinta Réis, e no campo da Sociedade Recreativa Humaitá”, informa Eduardo Fabris da Silva.

Os novos equipamentos informam, com precisão, a quantidade de precipitação (chuva), que são repassadas diretamente para a Defesa Civil do município e para o Cemaden, tudo on line, através dos celulares. Estes não precisam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário apenas que sejam instalados em locais descobertos, onde não haja obstáculos (árvores, prédios alto, etc), que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Fonte: Assessoria de imprensa – Prefeitura de Nova Trento
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio