Defesa Civil estadual emite alerta para mais chuva em Santa Catarina

Fenômenos climáticos dos últimos dias atingiram quase 50 municípios no estado

Defesa Civil estadual emite alerta para mais chuva em Santa Catarina

Fenômenos climáticos dos últimos dias atingiram quase 50 municípios no estado

A Defesa Civil de Santa Catarina informa que nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, persiste a condição de pancadas de chuva com raios em todo o estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90 km/h), especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.

Na quinta-feira, 20, ainda há chance de temporais isolados na madrugada nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e no período da manhã e tarde nas demais regiões, por influência de um sistema de baixa pressão que desloca para o oceano. No decorrer do dia e no fim da semana, diminui a condição de temporais em SC.

Estragos

A Defesa Civil de Santa Catarina informou em seu boletim das 22h49, desta segunda-feira, 17, que os danos causados pelo temporal que iniciou no último domingo, 16, atingiram 47 municípios catarinenses. Duas mortes foram confirmadas. No domingo, uma criança de sete anos, em Tubarão e um agricultor que foi atingido por um raio, em São Carlos, nesta segunda-feira.

A Região Sul, foi a mais atingida, principalmente o município de Tubarão com o maior número de ocorrência entre queda de árvore sobre carro, problemas com operadoras de telefonia celular, subestação Celesc afetada e residências destelhadas. Na praia de Balneário Rincão uma onda provocada por um tsunami meteorológico, arrastou carros para dentro do mar, mas não houve registro de mortos ou feridos.

Na segunda-feira, no município de Nova Itaberaba, no Oeste, um vendaval derrubou um aviário com 100 metros e aproximadamente 5,5 mil aves foram mortas. Em Campos Novos e Curitibanos, o vento e o granizo atingiram 35 residências e uma escola.

O município Braço do Trombudo, no Vale do Itajaí, também foi atingido por fortes chuvas e vendaval, destruindo parcialmente o telhado de uma igreja e ginásio de esportes. Houve ainda queda de árvores em duas vias vicinais, com interrupção momentânea da via. Prefeitura e Bombeiros estão desobstruindo as vias.

A Defesa Civil está prestando atendimento para os atingidos, já distribuiu lonas e realiza trabalhos de liberação das vias.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio