Defesa Civil interdita casa atingida por deslizamento em Botuverá

Município foi o mais afetado pelo temporal de quinta-feira

Defesa Civil interdita casa atingida por deslizamento em Botuverá

Município foi o mais afetado pelo temporal de quinta-feira

O temporal do fim da tarde de quinta-feira, 17, afetou fortemente Botuverá. Segundo a Defesa Civil, choveu 82 milímetros na área central em pouco mais de 1 hora. A ocorrência mais importante provocou a interdição de uma residência no bairro Salto.

De acordo com Maiara Colombi, coordenadora do órgão do município, a tubulação que canalizava a água que vinha do barranco e passa por baixo do solo não aguentou e afetou a casa.

Devido ao excesso de chuva, os canos se romperam e comprometeram o fundamento da residência. A lavanderia da casa cedeu e caiu. A família que morava no local está com vizinhos.

Veja também:
Governo Jonas e Ari não cumpriu 41% das promessas de campanha até a metade do mandato

Janeiro tem a média de temperatura mais alta dos últimos sete anos em Brusque

Compra de garrafões se torna alternativa para minimizar efeitos da falta d’água

“É uma casa de madeira, que foi parcialmente danificada e interditada. Possivelmente, terá que ser feita a remoção da casa”, esclarece a coordenadora da Defesa Civil.

Uma residência também foi bastante atingida no Centro. Ela ficou com 30 centímetros de água. A casa é de dois andares, por isso a família conseguiu se refugiar a não precisou desocupar o imóvel.

A Secretaria de Agricultura foi fortemente atingida e também ficou alagada. “Entrou 15 centímetros de água”, diz Maiara.

Outra ocorrência importante foi uma queda de árvore na rodovia Pedro Merizio (SC-486), em Pedras Grandes. Ainda na quinta-feira, uma via no Ribeirão Porto Franco foi interditada devido à lama e entulhos, mas já foi desobstruída.

Segundo Maiara, a Defesa Civil continua em campo e limpando a cidade nesta sexta-feira pela manhã, por isso os estragos não foram totalmente contabilizados.

A coordenadora diz que o temporal foi mais intenso do que se previa. Além de chover muito em pouco tempo, a ventania foi muito forte.

Veja também:
Viroses estão entre as principais causas de atendimento nos pronto-socorros na região

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Alertablu prevê novos temporais para sexta-feira e sábado em Blumenau

Região
Guabiruba foi menos afetada pelo temporal. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, houve vários pontos de alagamentos, mas nenhuma casa chegou a ser interditada, tampouco foram registrados deslizamentos de terra.

Além dos alagamentos, o órgão também foi informado de algumas quedas de árvores na região do Aymoré e do Lageado.

Em São João Batista, apesar da forte chuva, não houve ocorrências mais graves, segundo a prefeitura.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo