Definido local que abrigará complexo penitenciário na região

Terreno em Blumenau passará por análise técnica para verificar viabilidade

Definido local que abrigará complexo penitenciário na região

Terreno em Blumenau passará por análise técnica para verificar viabilidade

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau anunciaram na tarde desta sexta-feira, 3 de maio, que Blumenau é o município escolhido para sediar o novo complexo penitenciário. A seleção do terreno onde será erguida a estrutura levou em consideração a localização estratégica, questões técnicas e de logística que possam garantir condições reais de segurança.

Conforme o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, os próximos passos são analisar tecnicamente a viabilidade da área conforme diretrizes municipais e agendar uma reunião com o governador Colombo para definir a contrapartida do Estado para Blumenau e região. “Vamos ainda solicitar ao governador a desativação da estrutura atual do Presídio de Blumenau, já que um novo complexo será construído”, explicou.

Presidente da AMMVI e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, disse que os prefeitos solicitaram ao secretário regional César Botelho a construção de um complexo penitenciário que comporte presídio, penitenciária e semi-aberto que, segundo o prefeito, sinaliza um avanço e possibilita a construção de uma solução definitiva. “A região deixará de ter uma realidade inadequada para conquistar uma situação de segurança, com exemplos já implementados e que estão funcionando bem”, analisou.

O terreno que deverá comportar o complexo penitenciário deverá ser de 100 mil metros quadrados e a localização será divulgada após tratativas com o governador. “Vamos apoiar a decisão do Estado quanto a escolha do terreno e nos posicionamos a favor do prefeito Napoleão para que as negociações sejam rápidas e a região possa, em breve, contar com mais segurança”, afirmou o presidente da AMMVI. 

A reunião com o governador para dar continuidade às tratativas não tem data marcada, mas deve acontecer na próxima semana. Participaram da reunião os prefeitos de Timbó, Blumenau, Gaspar e Indaial, o secretário regional de Blumenau e o secretário executivo da AMMVI.



Fonte: Assessoria de imprensa – Ammvi

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio