Denúncias de poluição no rio Itajaí-Mirim caem durante a pandemia, em Brusque

De acordo com fiscal da Fundema, inatividade das empresas no período foi uma das causas

Denúncias de poluição no rio Itajaí-Mirim caem durante a pandemia, em Brusque

De acordo com fiscal da Fundema, inatividade das empresas no período foi uma das causas

Durante o período de quarentena devido ao coronavírus, as denúncias de poluição no rio Itajaí-Mirim diminuíram. De acordo com Maicon Lang, fiscal da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), houve diminuição nas denúncias relacionadas ao rio principalmente por causa da inatividade empresarial devido ao isolamento social e a estiagem registrada no período.

Segundo Lang, com a retomada das atividades empresariais e as pancadas de chuva que aconteceram nesta última semana, o Fundema recebeu diversas denúncias que não possuíam procedência. Nestes casos, segundo ele, isso ocorreu porque as pessoas não conseguem diferenciar os efluentes domésticos (esgoto residencial) dos efluentes industriais.

Conforme o fiscal, as denúncias em geral não são contabilizadas pelo órgão, apenas quando é comprovado o crime ambiental, e nestas situações o infrator ou a empresa é notificada e multada.

Com a estiagem, não foram vistos lançamentos perceptíveis de esgoto, visto que o fluxo de água não está em sua força normal, destaca Lang. Ele considera como o maior problema da estiagem no momento o esgoto que se acumula nas ruas, e que quando chove carrega esses efluentes para o rio.

De acordo com o superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, no dia 15 de abril houve o rompimento de uma tubulação, onde aconteceu o vazamento de efluentes industriais no ribeirão da rua São Leopoldo, no bairro São Pedro.

Os moradores fizeram a denúncia, e servidores do órgão foram até o local averiguar. Eles confirmaram o vazamento, e fizeram o auto de infração e multa. A empresa realizou o conserto da tubulação no mesmo dia.

Atendimentos na Fundema

Segundo Olinger, devido ao coronavírus, a Fundema está trabalhando com equipe presencial reduzida. A fundação possui 15 funcionários, e em torno de quatro funcionários trabalham via home office. O horário de funcionamento é das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

Ele destaca que caso as pessoas queiram entrar em contato, é possível ligar para o celular de plantão da Fundema: (47) 988731826. Há um fiscal de sobreaviso para atender o chamado.

Caso a opção seja pelo atendimento presencial, o ideal é ligar para (47) 3355 6193 e agendar um horário, a fim de evitar aglomeração de pessoas no local. Ele informa que todos os funcionários estão usando máscaras e fazendo uso de álcool em gel.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo