Depois de vencer a etapa regional, equipe de futebol sonha com ouro no Jasc

Atletas do futebol masculino de Brusque sonham alto após conquistarem ouro na fase regional

Depois de vencer a etapa regional, equipe de futebol sonha com ouro no Jasc

Atletas do futebol masculino de Brusque sonham alto após conquistarem ouro na fase regional

Poucas representações brusquenses nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) entram nesta edição da competição com tanta moral quanto a equipe de futebol. O grupo foi o único a conquistar ouro na fase regional dos Jasc, em Pomerode, mês passado. Ao chegar à final, a equipe se credenciou para a fase estadual da competição, eliminando, no meio do caminho, o Joinville, que já foi campeão da modalidade no estadual dos Jasc, em 2012.

Desde que o futebol de campo começou a ser promovido, em 2000, Brusque se destacou somente em uma oportunidade. Em 2007 a equipe ficou em primeiro lugar na versão estadual dos Jasc. Um recurso enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva da Fesporte, no entanto, tirou o título de Brusque, que escalou um atleta irregular (veja no destaque). Desde então, foram três edições sem a participação dos brusquenses: 2009, 2011 e 2012. Em 2010, quando Brusque sediou a competição, a equipe amargou o 7º lugar entre dez equipes. No ano passado, o município ficou em sua melhor posição – oficialmente – até agora. Ao chegar à fase eliminatória, terminou na quinta posição ao perder para Chapecó por 4 a 2.

A estreia de Brusque no futebol de campo será na próxima terça-feira, dia 18. O primeiro confronto, pela fase de grupos, será contra o time da casa, Itajaí. A partida será às 20h15. Além de Itajaí, Brusque está na mesma chave de Chapecó, algoz do ano passado, Santo Amaro da Imperatriz e Rio do Sul (confira a tabela completa no destaque).
Mais felizes

A equipe de futebol que irá para Itajaí é composta por atletas da base do Brusque Futebol Clube. O desempenho do time no Campeonato Catarinense Juvenil e Juniores desmotivou os jogadores, e isso é reconhecido pelo técnico João Carlos de Carvalho, o Indião. O Brusque F.C. ficou em penúltimo lugar nas duas categorias. O ouro no regional de Pomerode veio em boa hora. “Esse é um momento de afirmação. Eles voltaram a vibrar e estão empolgados após o título. Eu disse para eles que eram capazes, e a prova disso veio em forma de medalhas”, afirma Indião. O comandante comenta que, após sua entrada na equipe durante o Catarinense, houve evolução. “Peguei as duas equipes na oitava rodada, sem somarem sequer um ponto. Mesmo assim, conseguimos subir uma posição, o que já apresentava melhoras”.

Por este motivo, o coordenador da equipe de futebol nos Jasc, Jair Boettner, acredita que Brusque briga pelo ouro. “A garotada está animada. Pode não acontecer, mas nossa expectativa é ótima”. Boettner destaca, no entanto, que a competição vai ser diferente, principalmente no grau de dificuldade. “Agora são só as equipes ‘top’ do estado competindo. Nossa dificuldade já começa na estreia, com os donos da casa”, afirma.

Após duas semanas de folga, assim que a competição regional dos Jasc foi encerrada, os atletas voltaram para os treinos no dia 4 de novembro. Boettner diz que não é possível revelar a escalação de Brusque com tanta antecipação. Indião deve definir a equipe titular apenas na segunda-feira, um dia antes da estreia.

Campeão no campo, mas desclassificado
Em 2007, a equipe de futebol de Brusque venceu todas as suas partidas na etapa estadual dos Jasc em Jaraguá do Sul. À época, o município jogou com o volante Fernando, que havia acabado de voltar da Hungria, onde defendia uma equipe local. O prazo para a inscrição de atletas era até o dia 30 de junho, mas a comissão organizadora das equipes dos Jasc de Brusque acreditava ter feito o trâmite dentro do prazo, já que registrou o atleta no dia 26. No entanto, a liberação da transferência da equipe húngara para o Brusque só veio no dia 12 de julho, ou seja, o atleta disputou os Jasc de maneira irregular. Desconfiada, Florianópolis entrou com recurso após a vitória brusquense. O Tribunal de Justiça Desportiva da Fesporte acolheu o recurso e desclassificou a equipe de Brusque da competição. O pouco tradicional município de Palmitos ‘herdou’ o ouro.

Fórmula de disputa

Diferente de disputas tradicionais de futebol de campo, a modalidade nos Jasc é disputada em dois tempos de 30 minutos, totalizando uma hora de jogo. Podem competir somente atletas nascidos entre os anos de 1995 e 1997 (17 a 19 anos). Os primeiros colocados da fase de grupos avançam direto para as semifinais. Segundos e terceiros colocados se enfrentam de forma cruzada – o segundo de uma chave duela contra o terceiro de outra – buscando as outras duas vagas nas semifinais.

Duelos de Brusque nos Jasc (fase de grupos)
Data / Horário / Local / Equipes

18/11 (ter.) 20h15 Estádio Dulcídio Costa Brusque x Itajaí
19/11 (qua.) 19h Estádio Dulcídio Costa Rio do Sul x Brusque
20/11 (qui.) 16h Estádio Almirante Barroso Brusque x Santo Amaro da Imperatriz
22/11 (sáb.) 19h Estádio Dulcídio Costa Chapecó x Brusque

Grupos dos Jasc

Chave A

Brusque
Chapecó
Itajaí
Rio do Sul
Santo Amaro da Imperatriz

Chave B

Blumenau
Seara
São Ludgero
Navegantes
Joaçaba

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio