Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado catarinense defende candidatura de Lula em 2018

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado catarinense defende candidatura de Lula em 2018

Raul Sartori

Ainda repercute encontro político e de confraternização de aniversário do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), sábado, quando reuniu em Chapecó cerca de mil líderes partidários, deputados estaduais, prefeitos, vices, vereadores, lideranças dos movimentos sociais e sindicalista. Em eloquente discurso, disse que o enfrentamento ao atual processo político e a construção de um projeto alternativo só encontra unidade no nome do ex-presidente Lula: “Ele é o único que pode juntar diferentes setores da sociedade brasileira para superarmos essa crise política e econômica”.


Modelo catarinense
O desembargador Lédio Rosa de Andrade, do TJ-SC, estará em Brasília, hoje, a convite do senador Dário Berger, para apresentar ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o belo projeto Lar Legal. Em julho de 2016, Andrade entregou ao senador um projeto de lei com a intenção de transformar o Lar Legal em norma federal. Desenvolvido em SC há 10 anos, sob coordenação do magistrado, tem por objetivo entregar títulos de propriedade a comunidades carentes que ocupam áreas invadidas em situação já consolidada pelo tempo, de forma a protegê-las de especulações jurídicas.


Cassado
Os sites dedicados à informação judicial destacam no momento a cassação do cargo do procurador Anselmo Jerônimo de Oliveira, do Ministério Público de SC, por também advogar em causas privadas. Também é acusado de participar de um conluio com advogados que subscreviam as peças que ele produzia. Socorro!


Proximidade
Na última sexta-feira, o deputado federal tucano Marco Tebaldi aproveitou a agenda do governador em Urubici e São Joaquim para entregar ofícios com a destinação de emendas para municípios da Serra totalizando R$ 607 mil. Tebaldi foi secretário de Educação de Raimundo Colombo no primeiro mandato. O tucano defende chapa própria para a sucessão, mas ultimamente tem estado com líderes do PSD, como Gelson Merísio com quem teve conversas privadas, e agora acompanhou a agenda do governador.


Vaidades
Está virando uma perigosa moda em SC: municípios, dos maiores aos menores, comemoram aniversários de emancipação e o principal atrativo tem sido entregar títulos de cidadão honorário. Não um, como seria o recomendado, mas às pencas.


Equívoco
É inevitável que o trecho sul da BR-101 em SC ganhará pelo menos três praças de pedágio assim que for concedido. E tem prefeito que não quer, ignorando os empregos que serão criados e que pelo menos 5% da receita (algumas dezenas de milhões por ano) vai para as prefeituras como Imposto sobre Serviços (ISS). Dependendo do lugar, é mais dinheiro que toda arrecadação municipal.


Reforma política
O deputado Esperidião Amin (PP-SC) virou crítico radical das listas fechadas na proposta de reforma política. Qualifica-as como “burcas da democracia”, porque escondem os candidatos. Para ele, no Brasil, a maior parte das pessoas votam nas pessoas, e não nos partidos. Por isso não faria sentido implementar listas elaboradas pelas legendas.


Outro lado
Há razões de sobra, diante de gestores desonestos, para que servidores públicos tenham muita desconfiança da terceirização aprovada pela Câmara dos Deputados. Temem que não se realize mais concursos públicos e que se abra a porta para contratação de apadrinhados. Mais: terceirizados não entram nas despesas de pessoal e sim na prestação de serviços, Assim, o desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal será regra.


Peixe fajuto
Antes da Semana Santa, o Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), de Goiânia, divulgará o sequenciamento genético de várias espécies de pescado para venda, inclusive em SC. O objetivo é prevenir casos em que o peixe embalado é diferente daquele informado no rótulo do produto. Não se trata de algo como o Operação Carne Fraca, mas com certa parecença, inclusive na fiscalização.


Goela abaixo
Os tecnocratas brasileiros merecem castigo dos mais cruéis, pela insensibilidade. É o caso da resolução 4.513, do Banco Central, que para liberar crédito de investimento para agricultores familiares exige deles a comprovação de que estão reduzindo a cultura do fumo e aumentando o cultivo de outras, como se tal mudança fosse um passe de mágica. Em SC são pelo menos 50 mil famílias que se dedicam à fumicultura.


DETALHES

  • A Academia Catarinense de Letras fará sessão da saudade, dia 6 de abril, às 19 horas, no auditório da Casa José Boiteux, em Florianópolis, para reverenciar a memória de Alcides Abreu, titular da cadeira 16, falecido em julho de 2015.
  • O festival Blumenau a Bordo, domingo, às margens do rio Itajaí-Açu, provou que as atividades náuticas estão ao alcance de todos. E que pode e deve servir de referência para outros municípios do interior do Estado que tem represas, rios ou lagos navegáveis.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio