Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado catarinense organiza passagem da caravana de Lula pelo estado

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Deputado catarinense organiza passagem da caravana de Lula pelo estado

destaque: cansaço

Raul Sartori

Urnas 2018
Na Feijoada do Cacau formaram-se rodas de conversa sobre política, e com políticos presentes. Numa das mais numerosas, ficou claro que uma chapa está praticamente formada para concorrer, só faltando pequenos ajustes finais. Tem o deputado estadual Gelson Merísio (PSD) na cabeça para governador; a ex-prefeita Angela Amin (PP) como vice, e seu marido, ex-prefeito, ex-deputado federal e ex-senador, Esperidião Amin (PP) para o Senado. Houve quem saiu da roda reclamando que tem Amin demais na trinca.

Absurdo
Envergonha muitos catarinenses ver uma conterrânea, como a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é de Videira, propor um absurdo que nos faz ser motivo de risada mundo afora. Ela é autora de projeto de lei que transforma em infração passível de multa a inclusão de pessoas em grupos de Facebook, WhatsApp ou Telegram sem o consentimento prévio delas. A estultice já passou pela Comissão de Constituição e Justiça. O blogueiro Diogo Mainardi tem razão: “É o que dá quando gente que não tem a menor noção de como a internet funciona achar que a solução para tudo é mais Estado”.

Odiosos privilégios
O Judiciário começa a sentir vergonha de si próprio, finalmente. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, suspendeu, em decisão liminar, o pagamento de auxílio-livro e auxílio-saúde aos membros do Ministério Público de Minas Gerais. As excelências das Alterosas estavam amparadas por lei estadual de 2014 que lhes dava o direito ao auxílio para compra de livros jurídicos e material de informática até a metade do salário mensal, de aproximadamente R$ 26 mil. Continuam recebendo o auxílio-saúde, limitado a 10% do salário. No contracheque, os dois benefícios são somados com a remuneração mensal. Socorro!

Cansaço
“O cidadão brasileiro está cansado da ineficiência de todos nós, e cansado inclusive de nós do sistema Judiciário. Por mais que tentemos, e estamos tentando com certeza, temos um débito enorme”, afirmou sexta-feira Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, em um raro gesto de humildade. É preciso acrescentar que ela também vem cansando com suas hesitações e omissões. O “Estadão” de ontem resumiu muito bem em eloquente editorial: “Os brasileiros estão cansados de um Poder Judiciário que criminaliza a política indistintamente e avilta um dos fundamentos da democracia representativa”.

Roteiro de Lula
Está com o deputado federal Pedro Uczai a coordenação da visita do ex-presidente Lula a SC em março, quando fará comícios em Florianópolis e em Chapecó, dia 3, em locais ainda não definidos. No dia seguinte visita São Miguel do Oeste. A caravana lulista é a primeira após a condenação do ex-presidente pelo Tribunal Regional Federal (TRF4) a 12 anos e um mês de prisão.

“Feira e burra”
Custou R$ 10 mil, à título de danos morais, ao jornalista Luiz Carlos Prates, que faz comentários em telejornais do SBT-SC, pelo fato de, em um programa, em 2014, ao vivo e a cores, com sua conhecida verve, ter chamado a congressista carioca Jandira Feghali (PCdoB-RJ) de “deputada de merda”, “feia” e “burra”. Ela acionou o jornalista na Justiça do Distrito Federal e obteve ganho de causa semana passada.

Amor animal
Em Florianópolis agora é possível sepultar animais mortos em jazigos de família nos cemitérios públicos e privados. Outra lei no mundo animal acaba de entrar em vigor em São Paulo, onde animais de estimação, como cães e gatos, com coleiras e guias, podem visitar seus donos internados em hospitais da prefeitura paulistana. A medida visa facilitar a recuperação física do paciente e possivelmente melhorar seu estado emocional. Antes disso, alguns hospitais, como o Albert Einstein, permitiram a entrada de pets, desde que autorizados pelo médico e comissão de infectologia hospitalar.

Saliência
Não há motivo para contrair, na bobeira, infecção sexualmente transmissível neste carnaval em SC. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC repassou no início deste ano aos municípios cerca de 3 milhões de preservativos, femininos e masculinos, além de 100 mil sachês de gel lubrificante e 85 mil leques informativos. O leque lista as infecções mais comuns. Um dado que assusta: o número de contaminações pelo vírus da Aids subiu 43% nos últimos três anos no Estado.

Tratamento
É verdade. Investigações, denúncias e condenações de políticos já deviam ter levado a mudar o pronome de tratamento de parlamentares. Está cada vez mais difícil chamar a maioria deles de “sua excelência”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio