Desbravando o Itajaí-Mirim

Município Dia a Dia acompanhou um trecho da expedição que estuda o rio

Desbravando o Itajaí-Mirim

Município Dia a Dia acompanhou um trecho da expedição que estuda o rio

Em uma pequena embarcação de resgate do Corpo de Bombeiros, a expedição pelo rio Itajaí-Mirim, comandada pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e Defesa Civil de Brusque, vai avançando.

A aventura, que iniciou na madrugada de terça-feira, 22, em Vidal Ramos, chegou ontem no fim da tarde à localidade de Salto de Águas Negras, em Botuverá. Hoje, o grupo deve chegar em Brusque, e ainda terá pela frente mais alguns quilômetros de rio para desbravar até a foz, em Itajaí, ponto final da expedição.

O objetivo é fazer, pela primeira vez, um diagnóstico ambiental de toda a extensão do Itajaí-Mirim, desde a sua nascente, em Vidal Ramos. Os resultados da aventura, que está sendo toda documentada, servirão de base para que os dois órgãos possam conhecer melhor o rio, e propor ações mais efetivas de preservação.

A aventura, que estava prevista para encerrar hoje, terá que se estender pelo menos até amanhã, já que o grupo enfrentou alguns obstáculos no primeiro dia, que dificultaram o andamento da expedição. “A descida está sendo muito mais difícil do que imaginávamos. Exige um esforço físico muito grande. No primeiro dia nós cansamos muito porque pegamos muitos trechos que não eram navegáveis”, conta o superintendente da Fundema, Diego Furtado, durante uma parada para recuperar o fôlego.

A expedição iniciou próximo à prefeitura de Vidal Ramos, no centro da cidade. Lá, a embarcação foi colocada no rio nas primeiras horas da manhã de terça-feira, porém, com o nível do rio baixo, quase todo o percurso teve de ser feito a remo. “Pegamos muitas pedras. A nossa ideia era usar mais o motor, mas no primeiro dia nós mais arrastamos o barco, do que o barco arrastou a gente. Quase tombamos várias vezes. Grande parte das planilhas de anotação molharam com as corredeiras e quedas d’água”, diz.

>> Leia a matéria completa na edição impressa desta quinta-feira, 24

Assista ao vídeo com trechos da aventura:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio