Descendentes de João Bauer comemoram o centenário de instalação da energia elétrica em Brusque

Almoço festivo foi realizado no sábado, 23 de novembro, no Pesque e Pague Vicentini, em Guabiruba

Descendentes de João Bauer comemoram o centenário de instalação da energia elétrica em Brusque

Almoço festivo foi realizado no sábado, 23 de novembro, no Pesque e Pague Vicentini, em Guabiruba

Um almoço festivo reuniu os descendentes de João Bauer no sábado, 23 de novembro, no Pesque e Pague Vicentini, em Guabiruba, para comemorar os 100 anos da instalação de energia elétrica em Brusque, em 13 de novembro de 1913.

O evento, organizado por Mauro Bauer Moritz, bisneto de Bauer, teve como objetivo recordar o feito do patriarca da família. “Estamos aqui para homenagear João Bauer. Ele, sem dúvida, foi um homem de visão. Contamos, pelo menos, 17 empreendimentos inéditos feitos por ele aqui na região, sendo que o mais importante foi a instalação da luz elétrica, o passo inicial para o desenvolvimento econômico e que transformou Brusque no Berço da Fiação”, disse o bisneto.

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, participou da comemoração e destacou a importância do legado de João Bauer para o município. “Brusque tem 153 anos, a população viveu por 53 anos sem energia. Hoje, quando falta luz por uma hora, já sentimos falta. Não sabemos mais viver sem a energia elétrica. João Bauer foi um visionário e o responsável por tirar Brusque do escuro”.

Eccel reafirmou ainda a contribuição de Bauer para o desenvolvimento do município. “Não há dúvidas de que se a nossa região se industrializou foi por causa deste iluminado que trouxe o desenvolvimento para nós. Com certeza, a população de Brusque é muito grata ao João Bauer por tudo o que ele realizou”, exaltou.
De volta no tempo

O local escolhido para sediar a comemoração não poderia ser diferente. Hoje, o espaço é ocupado pelo Pesque e Pague Vicentini, mas há um século, foi propriedade de João Bauer e abrigou a primeira usina hidrelétrica da região.

Alguns equipamentos responsáveis por levar a eletricidade para a população permanecem no local exato de sua instalação, – a aproximadamente um quilômetro da sede do pesque e pague -, e possibilitam uma viagem no tempo. 
Homenagem

Durante a comemoração, o prefeito Paulo Eccel entregou para dona Mery Guiomar Bauer Moritz, única neta viva de João Bauer, uma placa de homenagem à família percursora da energia elétrica na região.


>> Leia reportagem completa na edição desta segunda-feira, 25 de novembro, do Jornal Município Dia a Dia

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio