Desencontro de informações causa polêmica no campeonato municipal de futebol suíço

O problema gerou WO e definiu a classificação no grupo A

Desencontro de informações causa polêmica no campeonato municipal de futebol suíço

O problema gerou WO e definiu a classificação no grupo A

A última rodada do Campeonato Amador de Futsal Suíço de Brusque será completada hoje em meio a um desencontro de informações que definiu os classificados do grupo D. A equipe do Red Devils não compareceu à partida decisiva contra o Guarani na segunda-feira e acabou eliminada do certame. No mesmo local, o já eliminado Futebol Club também não compareceu ao jogo diante da Pipeline. O resultado foi muita reclamação por parte de ambas as equipes, que pelo regulamento, não poderão ainda jogar o campeonato do ano que vem.

O problema

Os responsáveis pelas equipes do Red Devils, Alfeu Habitzreuter, e do Futebol Club, Janderson dos Santos, alegam que tiveram acesso a informações divergentes da tabela inicial. A confusão ocorreu em razão do ‘feriado de carnaval’. Todas as partidas programadas para terça-feira foram mudadas inicialmente para quarta. O mesmo não ocorreu, no entanto, com os jogos que envolviam as duas equipes, previamente agendados para segunda-feira. O Futebol Club deveria enfrentar a Pipeline, enquanto o Red Devis faria um confronto direto pela classificação com o Guarani.

No caso do Futebol Club, Janderson Santos revela que falou com a equipe de arbitragem para confirmar a data da partida, mas estes não souberam informar sobre a manutenção ou não dos confrontos. “Eles falaram que não tinham conhecimento. Mas que provavelmente a FME entraria em contato”.

O representante do Red Devils alega que recebeu informações do mesário no último jogo da equipe, curiosamente na partida contra o Futebol Club. “Ele me comunicou que todas as partidas da última rodada foram transferidas para a quarta-feira nos mesmos locais e horários em razão do carnaval”, diz.

A reportagem do ‘Município Dia a Dia’, na noite do dia seguinte, teve acesso a mesma informação no Santos Dumont, que foi publicada logo pela manhã, o que, segundo os responsáveis pelo clubes, ‘ratificou’ a mudança. Eles também afirmam terem acompanhado a mesma informação nos sites das rádios. “Como não recebemos nenhum comunicado oficial, acreditamos que nosso jogo seria apenas na quarta-feira”, comenta Habitzreuter.

Ele afirma que o Red Devils vai recorrer do resultado de WO. O time já entrou com uma petição que será analisada hoje, por um corpo jurídico na FME.
FME defende posição
O coordenador de Esportes e Participação da FME, Eduardo Gohr, alega que os equívocos de informações não justificam a ausência das equipes nas partidas. Ele comenta que árbitros e meios de comunicação não podem ser usados como fonte oficiais e que, conforme regulamento, os representantes das equipes são orientados a buscar informações através do site da fundação.

Vale ressaltar, no entanto, que no caso da reportagem, os mesários são a única fonte de acesso aos resultados dos jogos no momento das partidas, já que não há um coordenador ou responsável da FME acompanhando simultaneamente os duelos que se responsabilize pelo repasse de informações.
Sobre a falta de comunicação com os clubes, Gohr encaminhou na sexta-feira um e-mail à reportagem do ‘Município Dia a Dia’ datado do dia 11, uma semana antes da confusão de horários. “Este e-mail foi enviado para as equipes informando sobre as partidas que tiveram alterações de data”, defende. No mesmo dia que o e-mail foi enviado aos clubes (11/2), o MDD destacava que todos os jogos seriam na quarta-feira (18), mas não foi informado sobre o equívoco.

No e-mail, enviado pela fundação, não constavam representantes do Red Devils e Futebol Club. Os veículos de imprensa também não foram informados das mudanças. “O que acontece é que – no momento da inscrição – foi informado às equipes que deveriam cadastrar telefone e e-mail, mas no caso de algumas, como o Red Devils, o responsável não preencheu o campo e-mail e por isso não recebeu”, defende Gohr.

O representante da equipe, todavia, diz ter uma cópia da documentação que foi anexada a petição no qual consta o endereço eletrônico para envio de informações. “Vamos até o fim”, diz.

Rodada continua hoje

Alheios a indefinições e polêmicas do grupo D, as equipes da chave B e C entram em campo hoje no Campo do David e Angelina para o complemento da última rodada. No primeiro local, CIA do Esporte/Precom, Floripa Têxtil e os donos da casa brigam por duas vagas. CIA e Floripa fazem um confronto direto, enquanto o Campo do David encara o lanterna Ouro Verde. No Angelina, os já classificados JK Motos e JAN FC fazem confronto direto pela liderança, enquanto o time do local pega o Irmãos Hort no jogo dos lanternas.

Equipes classificadas

Até o momento, Pipeline, Guarani, JK Motos, JAN FC, União e Santos Dumont já estão classificados. As duas últimas equipes confirmaram as vagas na quinta-feira, quando venceram Brusmec e Ponta Russa, respectivamente, por 2 a 0.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio