Desfile cívico celebra os 55 anos de emancipação político-administrativa de Guabiruba

Evento aconteceu na manhã deste sábado, 10 e reuniu milhares de pessoas no Centro da cidade

Desfile cívico celebra os 55 anos de emancipação político-administrativa de Guabiruba

Evento aconteceu na manhã deste sábado, 10 e reuniu milhares de pessoas no Centro da cidade

O tradicional desfile cívico-escolar, que comemora os 55 anos de emancipação político-administrativa de Guabiruba, não tinha melhor data para acontecer. Depois de dias intensos de chuva, o tempo ensolarado na manhã deste sábado, 10, deu mais brilho ao evento, que reuniu cerca de 4 mil pessoas no Centro da cidade.

Após o cerimonial de abertura, que contou com a presença de diversas autoridades da região, entre políticos, policiais civis e militares, representantes de entidades educacionais, do exército, entre outros, iniciou o desfile, que durou cerca de 1h30.

Amizade, perdão, lealdade, justiça, foram alguns dos assuntos abordados no desfile, que neste ano teve como  tema – “55 anos celebrando nossos valores”.

Alunos, professores e pais da Escola de Educação Infantil São Pedro foi um dos grupos que participou. Eles apresentaram a temática sobre “Lealdade”. As crianças, de 6 meses a 3 anos, vestidas como os cachorrinhos dálmatas, do clássico filme 101 Dálmatas,  trouxeram para a rua um pouco do sentimento que os animais despertam nas pessoas – o de lealdade aos seus donos. Os pais e professores também desfilaram com camisetas que ilustram o valor.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guabiruba também não poderia deixar de marcar presença no desfile. Desde que a instituição existe participa deste importante momento para a cidade. Cerca de 45 alunos acordaram cedo para encantar aos que assistiam a apresentação. Com o tema “Fraternidade”, eles demonstraram a importância que é preciso dar aos direitos humanos.

Leide Habitzreuter, diretora da Apae, diz que ao longo da história dos 30 anos da entidade, a luta pela fraternidade, igualdade e amor ao próximo sempre foram defendidas. “É um tema que veio de encontro com o nosso trabalho”.

Quem também chamou atenção no desfile foi Duck, um labrador com vira-lata que tem entre 4 e 5 anos. O cachorro esteve junto às voluntárias da Protegendo os Animais com Todo o Amor (Pata), que desfilaram com a Escola Municipal Planície Alta.

Duck tem apenas três patas e está há mais de um ano aguardando para ser adotado. Ele foi atropelado e precisou passar por cirurgia e ainda não encontrou um dono. Aliás, quem tiver interesse em ganhar carinho deste cachorro pode entrar em contato com a Pata pela página do Facebook – Pata Guabiruba.


Veja um dos momentos do desfile:

Outras instituições também fizeram bonito durante o desfile. A Escola de Educação Infantil Professora Ida Silva Debatin, por exemplo, apresentou o tema “Justiça”, onde mostrou os serviços disponibilizados na Casa da Cidadania do município e que são de direito dos cidadãos.

Já a Escola de Educação Infantil Luísa Petermann Westarb falou sobre “Religiosidade” e destacou as principais religiões da cidade, que são a Luterana, Católica e Adventista.

A Escola Professora Edite Bozano Alves de Souza ainda trouxe uma reflexão sobre o meio ambiente com o tema “Responsabilidade Ambiental”, em que pede à população para não desmatar e não poluir.

Conquistas
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, afirma que o desfile aconteceu em um dia de sol fabuloso e que a festa é para toda a comunidade.

“Depois de dias de chuva intensa, temos que agradecer pela providência divina. Guabiruba tem essa tradição do trabalho, da organização, da luta, mas tem a tradição de suas comemorações festivas e hoje, mais ainda, o povo junto aos seus poderes constituídos celebra essas conquistas, essas realizações”.

O prefeito diz que as conquistas dos 55 anos não é o trabalho de um dia ou de um ano, mas de mais de 160 anos de colonização. “Estamos cada vez mais organizados e buscando o nosso espaço”.

Durante toda a programação de aniversário, Guabiruba realizou inúmeras atividades, com destaque para inauguração de ruas. Uma delas é a São Pedro, que foi entregue oficialmente neste fim de semana. Kohler avalia que era uma necessidade e que foi a luta de outros governos. No entanto, sente-se feliz em poder finalizá-la em seu mandato.

Para o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque, Evaldo Ristow Filho, que prestigiou o desfile, comemorar a emancipação político-administrativa de Guabiruba é importante. “É um município que tem uma representatividade muito grande no aspecto sócio- econômico de Santa Catarina”.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vechi,que também marcou presença, diz que muitos serviços são realizados em parceria com Guabiruba e muitas conquistas já tiveram em conjunto. “Parabenizamos Guabiruba, esse povo ordeiro, exemplar, com uma das melhores qualidades de vida do país. Parabéns pela sua luta, pelos seus 55 anos”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio