Desfile Cívico celebra os 57 anos de Guabiruba e lembra história das escolas

Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira no Centro do município

Desfile Cívico celebra os 57 anos de Guabiruba e lembra história das escolas

Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira no Centro do município

Na manhã desta segunda-feira, 10, ocorreu em Guabiruba o desfile cívico em comemoração ao aniversário do município, que nesta data completa 57 anos de emancipação político-administrativa.

A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades, como políticos e policiais militares. A primeira a discursar foi a presidente da Câmara de Vereadores, Rosita Kohler. Ela parabenizou o município e as pessoas que colaboram para o crescimento da cidade.

Em seguida, o vice-prefeito, Valmir Zirke, também discursou. Ele disse que o sentimento é de gratidão aos antepassados e parabenizou aos que continuam fazendo história no município. “Nos orgulhamos cada dia mais”.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, reforçou que a cidade “é lapidada no trabalho” e que tem mostrado cada vez mais o seu potencial. “Viva Guabiruba, viva nossos 57 anos de história”, finalizou.

Foto: Brenda Pereira

A Orquestra Municipal de Guabiruba se fez presente para apresentar o hino nacional e o hino de Guabiruba.

Foto: Brenda Pereira

“Nossas escolas e sua história”

O tema central do desfile cívico neste ano foi “Nossas escolas e sua história”. Cada escola do município mostrou por meio de seus alunos um pouco da trajetória da instituição.

Foto: Brenda Pereira

O desfile foi marcado pela presença de diversos elementos que contavam a história de cada escola. Diversas escolas apresentaram réplicas das estruturas, quadros com pinturas da primeira escola, cartazes com nomes de ex-alunos e ex-professores, faixas de homenagens, entre outros.

Foto: Brenda Pereira

A Escola Municipal Edeltrudes Wippel Heil, do bairro Aymore, comemorou 30 anos no dia 28 de abril. No desfile, os alunos homenagearam a mulher que dá nome à escola. A diretora, Maria Rosinei da Cunha Schweigert, explica que as crianças desfilaram levando cartazes com a música escrita por uma professora, que conta a história de Edeltrudes.

Foto: Brenda Pereira

Além disso, uma menina se caracterizou de Edeltrudes criança, uma jovem a representou adolescente, e uma professora a representou quando adulta. Os alunos também levaram um boneca, batizada de Trudinha, que é a mascote da escola.

Foto: Brenda Pereira

No desfile, uma réplica da Escola Municipal Paulo Schmidt, no bairro Pomerânia, chamava atenção. Alguns alunos estavam dentro de uma casa de madeira, que representa a primeira sala de aula da instituição.

Foto: Brenda Pereira

A ideia surgiu por meio da professora Alexa Carvalho e foi aderida com muito entusiasmo pela diretora, Sandra Mara Cabral. O pai de um aluno quem construiu a estrutura. As crianças desfilaram com cartazes e quadros. Os familiares de Paulo Schmidt também participaram.

Foto: Brenda Pereira

Os alunos da Escola de Educação Infantil São Pedro se caracterizaram de São Pedro para homenageara o santo que leva o nome da instituição. Muitos deles desfilaram dentro de um barco, puxado pelas professoras. A diretor da escola, Susiane Hodecker, conta que a ideia foi “contar a história de São Pedro, que era pescador”.

Foto: Brenda Pereira

A Escola de Educação Infantil Tia Olinda, do bairro Lageado Baixo, homenageou a figura de Olinda Régis Ebel. “Ela fazia a comida em casa para alimentar as crianças”, conta a diretora, Roberta Pedrini. Por isso, algumas crianças estavam caracterizadas de cozinheiras.

Foto: Brenda Pereira

Nesta época, as aulas aconteciam na igreja, onde a filha de Olina era a professora. Um tempo depois, um terreno de herança de Olinda foi doado para a construção de uma brinquedoteca. Para representar essa fase, alunos desfilaram em motocas levando brinquedos. Era o “pelotão da brinquedoteca”, segundo Roberta.

Foto: Brenda Pereira

Por fim, as professoras e demais funcionários da escola desfilaram para reforçar que a educação “só é possível com amor e dedicação”, diz Roberta.

Foto: Brenda Pereira

Confira um trecho do desfile:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio