Desfile de Natal e abertura da Casa do Papai Noel levam multidão para a avenida Cônsul Carlos Renaux

Eventos marcaram o início da programação de Natal de Brusque

Desfile de Natal e abertura da Casa do Papai Noel levam multidão para a avenida Cônsul Carlos Renaux

Eventos marcaram o início da programação de Natal de Brusque

Milhares de pessoas foram até a avenida Cônsul Carlos Renaux na noite desta sexta-feira, 30, para dar as boas-vindas ao Natal. O desfile, que deu início à programação natalina em Brusque, fez todo mundo voltar a ser criança e aguardar com ansiedade o bom velhinho e as surpresas que o acompanhavam.

O desfile reuniu mais de 20 grupos que demonstraram muita criatividade. Muitos deles, já conhecidos pelo público da Fenarreco, foram adaptados com temas natalinos.

A Trupp da MAF, da Mecânica Aires Fischer, já é velha conhecida dos brusquenses e para abrir o desfile de Natal se transformou no MAF Noel, com direito a Papai Noel, duendes e anjos na avenida, que divertiram o público.

A Tobatapéia do Noel, um dos últimos carros do desfile, foi outro que precisou de alguns reparos. Originalmente, foi montado para a Fenarreco, e para o desfile desta sexta-feira, ganhou temas natalinos.

Tobatapéia do Noel fez bonito no desfile | Foto: Bárbara Sales

O idealizador do carro, Celio Fischer, é morador do bairro São Pedro e diz que a alegoria levou algumas semanas de trabalho para ficar pronta. O carro conta com a chaminé do Papai Noel, um boneco de neve e ao final a carroça que leva o presépio vivo.

Cerca de 30 pessoas participaram do grupo, formado por familiares e amigos. “Quem participa do grupo ajuda a enfeitar. Gostamos muito de participar e fazemos questão de ter o presépio com um bebê de três meses, que representa o significado do Natal”, diz.

O grupo também levou para a avenida anjos, os três reis magos e Jesus na fase adulta.

Além das alegorias, o que também dá um brilho a mais para o desfile são as bandas. A banda musical da Escola de Ensino Fundamental Visconde de Taunay, de Blumenau, foi uma das participantes do desfile de Brusque.

Banda da Escola Visconde Taunay, de Blumenau, também participou do desfile | Foto: Bárbara Sales

Mais de 30 alunos participaram do desfile e como não poderia deixar de ser, executaram um repertório natalino.

“Estamos ensaiando há dois meses já para o desfile. Sempre participamos da Fenarreco e esta é a primeira vez no desfile de Natal”, diz a maestrina Jaqueline Rangel.

A banda faz parte do programa de bandas e fanfarras da Prefeitura de Blumenau, em que alunos de várias escolas têm a oportunidade de estudar música no contraturno escolar gratuitamente.

As crianças eram as mais animadas, já que a cada novo grupo, havia uma nova chance para ganharem balas e outras guloseimas que foram distribuídas durante todo o desfile.

A animação dos pequenos só diminuiu durante a passagem de um grupo ‘enfurecido’ de Pelznickels. Eles vieram de Guabiruba especialmente para cobrar o bom comportamento das crianças de Brusque e, como sempre, roubaram a cena.

Casa do Papai Noel
Fechando o desfile, o Papai e a Mamãe Noel desceram do carro e foram em direção à sua casa, montada na praça Barão de Schneeburg. Cercadas por muitas crianças, eles entraram no espaço ao lado do prefeito em exercício Ari Vequi, e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fabricio Zen.

O público aguardava ansioso o momento de conhecer a casa do bom velhinho e poder chegar perto do Papai e da Mamãe Noel.

Moradora do bairro Limeira, Camila Aparecida Dias, 27 anos, levou a mãe, a sobrinha e a filha para ver o desfile e acompanhar a abertura da Casa do Papai Noel. “Acho muito legal essa época de Natal e para as crianças é melhor ainda. A casa está muito bonita, também gostamos muito do desfile”, diz.

A casa do Papai Noel vai funcionar todos os dias, até o dia 24 de dezembro. O horário de visitação é de domingo a sexta, entre 16h e 22h; e nos sábados das 16h às 23h, com entrada gratuita.

Parceria com a CDL
O desfile de Natal e a Casa do Papai Noel são resultado da parceria entre a Prefeitura de Brusque e a CDL.

O presidente da entidade, Fabricio Zen, destacou o trabalho em conjunto feito entre os empresários e o poder público. “A cada ano queremos melhorar a programação de Natal em Brusque e tenho certeza que 2018 será brilhante”, diz.

A diretora da CDL, Eni Beuting, lembrou que este é o segundo ano da Casa do Papai Noel em parceria com a prefeitura e que a estrutura possibilita o fortalecimento do comércio local neste período. “Estamos resgatando o que se perdeu. Natal é família e família forte é comércio forte”.

Ari Vequi, lembrou do significado do Natal e desejou boas festas para todos os brusquenses. “O Natal é um dos momentos mais importantes por tudo que simboliza, o momento em que Brusque e o mundo todo homenageiam a vinda do criador, uma oportunidade de reunirmos a família e a comunidade e refletirmos em prol de uma sociedade melhor”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo