Desfile do Vinho pretende atrair público para 8ª Festa Italiana de Guabiruba

Evento será realizado neste sábado, 17, a partir das 9h, com distribuição da bebida

Desfile do Vinho pretende atrair público para 8ª Festa Italiana de Guabiruba

Evento será realizado neste sábado, 17, a partir das 9h, com distribuição da bebida

A Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig) realizará neste sábado, 17, a primeira edição da Sfilata del Vino, em português, Desfile do Vinho. O evento, que começa a partir das 9h30, sairá do bairro Imigrantes com destino ao Centro do município e, posteriormente, até o Pomerânia, onde encerra. O objetivo é divulgar a 8ª Festa Italiana de Guabiruba, que acontecerá no dia 17 de março.

De acordo com o organizador do evento, Amilton Stedile, a atração principal será o carro alegórico “Carretela del vin” (pequeno carro do vinho), carregado com cerca de 100 litros de bebida que serão distribuídos durante o trajeto.

O vinho escolhido foi o tinto suave da vinícola Rubik, de Major Gercino. “Algumas pessoas produzem vinho em Guabiruba, mas a produção é pequena, apenas para consumo próprio”, explica Amilton sobre a escolha da marca. Além disso, alguns carros antigos serão enfeitados para participar do evento, entre eles estão uma Tobata e uma Kombi.

A Acig conta com apoio da Fundação Cultural de Guabiruba, mas grande parte dos recursos são da entidade. “Vamos começar de um jeito simples e pequeno, dentro das possibilidades, mas queremos trabalhar para ficar maior”, enfatiza.

O motivo do evento ser no sábado pela manhã, é pela grande concentração de pessoas aproveitando o comércio no Centro de Guabiruba. “No domingo o pessoal está fora da cidade, muitos vão para praia. Queremos reunir cada vez mais pessoas e chamar a atenção dos turistas”. Segundo Amilton, a Polícia Militar foi informada e não haverá mudanças no trânsito durante o percurso.

A associação pretende realizar o desfile nos próximos anos, sempre com um mês de antecedência à Festa Italiana. O evento contará com o auxilio das pessoas envolvidas com a associação, no entanto, os interessados em participar podem entrar em contato com Amilton pelo telefone 999-712-699. Os que não tiverem traje típico, receberão uma camiseta da organização.

A festa
Tradicionalmente realizada no terceiro sábado de março, a 8ª Festa Italiana de Guabiruba acontecerá no dia 17, das 10h à meia-noite, no Oratório Santo Antônio, no bairro Lageado Alto.

Haverá pratos típicos servidos no almoço e jantar, além da Pisa da Uva (apresentação que se esmaga cachos de uva com os pés), realizada em dois horários. Segundo Amilton, a prefeitura melhorou a condição da estrada que dá acesso ao local da festa, devido às dificuldades enfrentadas no ano passado.

Para esta edição, serão preparados mil pratos e os cartões devem ser adquiridos antecipadamente pelo site OneTicket ou diretamente pelo link www.bit.ly/desfiledovinho.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio