Detentos da UPA de Brusque participam das provas do Enem e Encceja

Dos 64 inscritos, apenas 40 realizaram as provas que ocorreram nos dias 12 e 13, e 19 de dezembro

Detentos da UPA de Brusque participam das provas do Enem e Encceja

Dos 64 inscritos, apenas 40 realizaram as provas que ocorreram nos dias 12 e 13, e 19 de dezembro

Desde o início do mês, 40 detentos da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas ocorreram entre os dias 12 e 13, e 19 de dezembro, respectivamente.

A agente penitenciária e coordenadora das provas, Bruna Meirelles, explica que os detentos que realizaram o Enem foram os que já participavam do programa de remição de pena por estudo e, consequentemente, possuíam o ensino médio.

Dos 36 inscritos, 25 detentos, efetivamente, realizaram o Enem. O resultado da prova deve sair em janeiro. Caso algum candidato consiga atingir a nota, a própria Unidade Prisional pode tentar incluí-lo nos programas educacionais.

“Ano passado tivemos um detento que fez a prova, conseguiu atingir a média e mesmo depois de sair da unidade, voltou para buscar o certificado conosco. Ele está morando em Jaraguá do Sul e em contato com a mãe, me contou que ele ingressou na universidade, no curso de Sistemas da Informação”, conta Bruna.

Para a agente, a notícia foi motivo de felicidade, pois se cada ano um ou dois detentos fizerem o mesmo, para a sociedade será um grande avanço.

Certificação
Para o Encceja, 28 foram inscritos, porém, apenas 15 realizaram a prova, que ocorreu na terça-feira, 19. Com a prova, os detentos podem conseguir a certificação do ensino fundamental e com isso, ingressarem no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), oferecido dentro da própria unidade.

Além de conseguirem concluir o ensino médio por meio do Ceja, os detentos que participam do programa também conseguem a remição de pena em hora de estudo.

Nas provas aplicadas na UPA, de nível do ensino fundamental, tiveram questões de língua portuguesa, língua inglesa, história, geografia, artes, matemática, ciências naturais, educação física e redação.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio