Conteúdo exclusivo para assinantes

DGI conclui laudo técnico da estrutura do pavilhão da Fenarreco

Laudo aponta ausência de telhas em vários pontos da cobertura, entre outros itens; confira

DGI conclui laudo técnico da estrutura do pavilhão da Fenarreco

Laudo aponta ausência de telhas em vários pontos da cobertura, entre outros itens; confira

O Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) de Brusque finalizou nesta semana o laudo técnico do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Parte do telhado do espaço foi descoberto devido às fortes chuvas e rajadas de vento do mês passado, principalmente do dia 23.
A vistoria visual e de registro fotográfico foi realizada no dia 25 de janeiro por duas engenheiras e uma arquiteta do DGI.

De maneira geral, o laudo aponta a ausência de telhas em vários pontos da cobertura, responsáveis por causar infiltrações, bem como que boa parte da fiação elétrica e luminárias ficaram desprotegidas, podendo ser danificadas.

Verificou-se que algumas partes da estrutura sofrem com corrosão atmosférica superficial e que o fosso do elevador de cargas apresenta fissuras com dimensões consideráveis. No entanto, o telhado de madeira, na sua maioria, está em boas condições.
As profissionais do DGI recomendam a demolição e reestruturação do elevador. Para as fissuras, é sugerido limpeza no local e em alguns casos, preenchimento com massa corrida de PVA ou massa acrílica.

A substituição de telhas de cerâmicas por metálicas sanduíche também é apontado pelo departamento, com o intuito de melhorar a qualidade termoacústica do local.

Outra recomendação é de que seja feita a estrutura metálica de sustentação do telhado, realizando a limpeza das peças e aplicação de acabamento por zincagem ou pintura. Ainda sugerem que não sejam utilizados equipamentos elétricos até que os reparos sejam feitos.

Reforma
A Prefeitura de Brusque já possui contrato com uma empresa que fará os reparos no pavilhão, porém para a compra dos mais de 6 mil metros de telhas e demais materiais, será necessário ajuda do governo do estado.

A prefeitura iniciará a manutenção do pavilhão com a retirada das telhas, enquanto a equipe técnica providenciará os documentos necessários, para que até no dia 19 de fevereiro sejam entregues ao Governo do Estado.

Secretaria de Turismo
Devido a situação, na próxima semana, a Secretaria de Turismo de Brusque, localizada no segundo andar, começará a realizar suas atividades na antiga sede, atrás do pavilhão. A pintura já foi realizada na estrutura em que a equipe ficará e ainda estão sendo feitas a instalação da internet.

Nesta semana, o cabeamento da internet do Posto de Informações Turísticas está sendo ligado à antiga sede da secretaria.

Pontos específicos detalhados no laudo
Destelhamento da varanda de acesso ao primeiro pavimento do pavilhão
Destalhamento da cobertura da varanda
Estrutura metálica que necessita de limpeza e acabamento
Estrutura metálica que necessita de tratamento por conta da corrosão superficial
Queda de cobertura dos portões de entrada ao pátio do pavilhão
Fissura longitudinal no topo do fosso do elevador
Fissura na escada de acesso à Secretaria de Turismo

Evento cancelado no pavilhão
A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região realizará a 45ª Pronegócio no Clube Santos Dumont devido à interdição do pavilhão para a reforma. Até então, o local abrigava todas as rodadas desde 2008. A Pronegócio acontecerá de 14 a 18 de maio.

Já a Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), que ocorre de 30 de maio a 3 de junho, a princípio será mantida no pavilhão, conforme informou o presidente do Brusque Jeep Clube, Vilmar Walendowsky, o Negão, na tarde desta quinta-feira, 8, ao jornal O Município. Ele diz que a prefeitura tem mais de 100 dias para realizar os reparos e acredita que o cronograma será cumprido e, por este motivo, manterão o evento no local.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio