Dia D da vacinação contra Influenza é neste sábado, 30, em Brusque

As UBS estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para almoço

Dia D da vacinação contra Influenza é neste sábado, 30, em Brusque

As UBS estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para almoço

Começou nesta segunda-feira, 25, em Brusque, a vacinação contra Influenza. A campanha foi antecipada e o Dia D será neste sábado, 30, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para almoço.

Serão imunizados os seguintes grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, povos indígenas, profissionais de saúde, população privada da liberdade e funcionários do sistema prisional; puérperas até 45 dias após o parto, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras categorias de risco clínico.

Durante a campanha não haverá vacinação nas unidades dos bairros Rio Branco, Santa Luzia, Nova Brasília, São Pedro, São João e Volta Grande, pois não possuem Sala de Vacina, ou seja, um local apropriado para o acondicionamento das ampolas. Entretanto, Fernanda Lippert, que responde pela Vigilância Epidemiológica, ressalta que no sábado, 30, estes locais estarão vacinando. Na UBS Santa Terezinha, a vacinação inicia nesta terça-feira, 26.

A população que é atendida por estas seis UBS e não puderem ir se vacinar no sábado, devem procurar a unidade mais próxima. “Ou ainda podem procurar o plantão noturno, no Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania, durante a semana, das 18h às 22h”, ressalta Fernanda.

A meta do município é imunizar 25.988 pessoas. O período da campanha de vacinação segue até o dia 20 de maio. Porém, vale lembrar que são necessárias duas semanas para a pessoa ficar imune ao vírus.


Previna-se

Além da vacinação, Fernanda salienta que é importante prevenir-se contra a Influenza, com hábitos simples, como lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, cobrir a boca sempre que tossir ou espirrar e evitar locais fechados, com aglomeração de pessoas.

Até o dia 25 de abril, foram confirmados seis casos de H1N1 em Brusque, sendo que um resultou em óbito. Além de um óbito de paciente oriundo da cidade de Blumenau.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio