Fruta direto do pé, no meio da rua, tem no bairro Jardim Maluche, em Brusque. Olga Machado dos Santos, conhecida como Olguinha, plantou árvores frutíferas no canteiro que divide as pistas em frente à casa dela.

Brenda Pereira

O canto dos passarinhos anuncia que há bastante árvores por perto. Olga comenta que a presença deles é um dos pontos positivos de ter um pedaço da natureza perto de casa.

As primeiras árvores foram plantadas há cerca de dez anos. A inspiração para o plantio surgiu em uma viagem a Gramado, no Rio Grande do Sul.

Ela reparou que tinha árvores frutíferas nos canteiros, achou bonito e resolveu copiar a ideia. Além dela, há outros moradores no bairro que também plantam as árvores nestes espaços.

Brenda Pereira

Olga conta que sempre gostou de plantas e de cuidar da terra. O jardim tem árvores, como jabuticabeira, e outras plantas, como suculentas. Ela ainda tem algumas árvores frutíferas em casa, como araçazeiro, tangerineira, pitangueira e limoeiro, mas pretende plantar mais na área livre que tem nos fundos da residência.

Brenda Pereira

Na estrada, a carreira de árvores embeleza o canteiro, que antes tinha somente grama. A moradora diz que esta é uma boa forma de aproveitar a terra porque traz uma utilidade ao espaço. “É uma alegria colher os frutos”, diz.

Olga e o neto, Vicente | Foto: Brenda Pereira

As frutas, livres de agrotóxicos, são consumidas por Olga e pelos vizinhos. Ela conta que pessoas que passam pela rua param para pegar frutas e até levam em sacolas.

Brenda Pereira

No canteiro ela plantou árvores que dão figo, caqui, limão taiti e comum, araçá amarelo e vermelho e goiaba. Olga diz que os passarinhos adoram o figo. Ainda há um espaço livre, que pode ser aproveitado para plantar mais árvores.


Você está lendo: Dia da Árvore: moradora planta árvores frutíferas em canteiro no Jardim Maluche


Leia também:

Deixe uma resposta