Dia da Limpeza recolhe 185 toneladas de entulhos em quatro bairros de Brusque
Trabalho prossegue até nesta sexta-feira
Trabalho prossegue até nesta sexta-feira
O Programa de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde de Brusque iniciou no sábado, 5, o mutirão em alusão ao Dia Mundial da Limpeza.
A ação ainda está em andamento e a previsão é que até sexta-feira, 11, todo o lixo, entulhos e descarte de outros materiais sejam recolhidos pela equipe da Secretaria de Obras. Até esta quarta-feira, 9, mais de 185 toneladas de lixo foram contabilizadas.
Nesta edição, os bairros escolhidos para a ação foram Steffen, Santa Rita, Santa Terezinha e Nova Brasília, sendo os dois últimos, locais considerados infestados pelo mosquito da Aedes Aegypti, que transmite a Dengue, Zica Vírus e Febre de Chikungunya.
A ação contou com a participação dos Agentes de Combates a Endemias, servidores da Secretária de Obras, Fundema e Defesa Civil e os integrantes do Tiro de Guerra, totalizando mais de 80 pessoas que visitaram os imóveis, orientando e ajudando o morador a colocar na parte externa do terreno os materiais a serem recolhidos.
“Nossa estimativa é chegar a 200 toneladas até sexta-feira”, comenta Letícia Figueredo, que coordena o setor de endemias.
“Este ano foram registrados muitos objetos volumosos como colchões, fogões, televisores, sofás, máquina de lavar entre outros produtos. Agora a equipe da Secretaria de Obras dará o destaque correto a estes materiais”, explica Letícia.
A ação também marcou as comemorações do Dia do Agente de Combates a Endemias, celebrado em 4 de outubro.
No bairro Santa Terezinha, durante abordagem em um imóvel desabitado os servidores encontram dois cachorros em situação de abandono.
Um deles em estado visivelmente debilitado, aparentando estar em convulsão. O segundo aparentava estar bem de saúde, porém sem alimento ou água.
A coordenação entrou em contato com a Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra), que prontamente autorizou o encaminhamento para uma clínica veterinária, para receber os cuidados veterinários. O segundo animal ficou no local aos cuidados de vizinhos e à espera de um lar para adoção.