Dia da Terra será marcada por oficinas temáticas

Programação em Brusque ocorre entre os dias 22 e 25 de abril

Dia da Terra será marcada por oficinas temáticas

Programação em Brusque ocorre entre os dias 22 e 25 de abril

O Dia da Terra será comemorado em Brusque com atividades práticas e oficinas de capacitação. Entre os dias 22 e 25 de abril, a Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae promove oficinas temáticas sobre a terra, fogo, água e ar com atividades de yoga, compostagem, artesanato, construção de captadores de água, entre outras.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser feitas até amanhã pelo site www.goo.gl/cZR9FM. São oito opções que incluem oficina de solos, yoga, macramê, reiki, composto orgânico, construção de ecossistemas com terrários, reúso da água e técnicas teatrais.

A presidente da Comissão Gestora de Meio Ambiente do Samae, Vanessa Setragni Becker, explica que o objetivo é marcar a responsabilidade coletiva em promover a harmonia com a natureza e a terra, promovendo um balanço entre economia, sociedade e ambiente. “Partimos da premissa que o conhecimento deve ser ampliado a partir de troca de experiências e da divulgação de informações”, acrescenta.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cogemas_presidencia@hotmail.com ou pelo telefone (47) 3255-0500 com Vanessa ou Elisane.
História

Apesar de instituída oficialmente há seis anos, a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais.

A ideia de uma data para marcar a luta pelo ambiente veio do senador Gaylord Nelson, após este ver a destruição causada por um grande vazamento de óleo na Califórnia, em 1969. Ele recebeu o apoio do congressista republicano conservador Pete McCloskey e recrutou o estudante de Harvard Denis Hayes como coordenador da campanha.

No dia 22 de abril, 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos saíram às ruas para protestar em favor de um planeta mais saudável e sustentável. Milhares de escolas e universidades organizaram manifestações contra a deterioração do ambiente e engrossaram os grupos ambientalistas. Foi um raro momento que juntou até mesmo democratas e republicanos.

O resultado prático foi a criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e dos atos do Ar Limpo, Água Limpa e das Espécies Ameaçadas. “Foi uma aposta”, lembra o senador, “mas funcionou.”
Oficinas
Oficina de Construção de Terrários
Quarta-feira: 22 de abril
Horário: 18h às 20h

Oficina sobre Água – Tecnologia Sustentável – Reúso da água
Quarta-feira: 22 de abril
Horário: 18h

Oficina de Composto Orgânico
Quinta-feira: 23 de abril
Horário: 15h às 17h

Oficina sobre Terapias Holísticas – Reiki
Quinta-feira: 23 de abril
Horário: 18h às 20h

Oficina de Yoga e Autoconhecimento
Sexta-feira: 24 de abril
Horário: 18h às 20h

Oficina de Artesanato – Macramê
Sexta-feira: 24 de abril
Horário: 18h às 20h

Oficina de Teatro: Expressão e Convívio Social
Sábado: 25 de abril
Horário: 08h às 12h

Oficina de Solos
Sábado: 25 de abril
Horário: 08h às 12h

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio