Dia de ajudar ao próximo

Cem pessoas participaram da campanha de doação de sangue realizada ontem

Dia de ajudar ao próximo

Cem pessoas participaram da campanha de doação de sangue realizada ontem

Durante esta quinta-feira, 24, cem pessoas tiveram a oportunidade de participar da campanha itinerante de doação de sangue realizada pelo Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) em parceria com a Secretaria de Saúde de Brusque. A ação foi realizada em uma unidade móvel do Hemosc, equipada, que funciona como um mini hemocentro, na Praça Sesquicentenário. Durante o dia, 50 fichas foram distribuídas em casa período (manhã e tarde).

A assistente de captação do Hemosc, Crislaine Ebel, afirma que as expectativas foram superadas ainda no período da manhã. “Ano passado tivemos a nossa meta alcançada e esse ano está sendo da mesma forma. Toda a expectativa que temos de limite e média já conseguimos atingir. Temos um limite atendimentos a cada período e, agora pela manhã, além de todas as fichas já distribuídas, tivemos uma procura ainda maior e orientamos que retornassem a tarde, que também terá todas as senhas distribuídas”. Crislaine também diz que há uma certa dificuldade em vir frequentemente a Brusque, pois há apenas uma unidade móvel para o estado. “Sempre que temos a disponibilidade do ônibus viemos para cá. É um município que sempre participa bastante das nossas ações, temos um número de doadores bem expressivo nessa região. É importante sabermos onde tem esse respaldo e aqui, com certeza, é uma referência para o Hemosc”.

A secretária de Saúde de Brusque, Ana Beatriz Baron Ludvig, comenta sobre a importância dessa parceria com o Hemosc para a cidade. “Essa ação do Hemosc em oportunizar que essa coleta seja realizada em Brusque agiliza e facilita essa ação de doar sangue, pois o cidadão brusquense não precisa se deslocar a Blumenau para fazer esse ato de amor. É bastante importante para a cidade e para as pessoas que necessitam desse sangue para reestabelecer sua saúde. Sabemos que tem períodos que os bancos de sangue estão em baixa e essa ação acaba sendo bastante oportuna”.

O doador Thiago Alves Bonfim doou sangue pela terceira vez e se diz satisfeito em poder ajudar quem precisa. “Doo para ajudar ao próximo, fazer bem a quem está realmente necessitando. É uma forma de doação que as pessoas tiram um tempo do seu dia para essa finalidade. Tanta gente que precisa de sangue, então, podendo ajudar, sendo saudável, porquê não colaborar?”.

Procedimento
Há alguns critérios para que uma pessoa esteja capacitada para doar sangue: idade entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, apresentar documento de identidade e estar saudável. Após preencher esses critérios, o doador passa por cinco etapas: cadastro, verificação de sinais, entrevista, doação de sangue e lanche ofertado após o procedimento. Todo o processo é realizado na própria unidade móvel. Também há alguns impedimentos para a doação. “A maioria deles são avaliados durante a entrevista”, explica Crislaine. Cada doador pode ceder de 400 a 450 ml.
Após a coleta, o sangue é encaminhado para Blumenau, onde será processado e feita a separação dos hemocomponentes, que são encaminhados para testes – de doenças transmissíveis pelo sangue e tipagem sanguínea – em Florianópolis. “Uma grande parte desse sangue é aproveitado. Têm algumas pessoas que apresentam alguma alteração nos exames, então esse material não podemos utilizar em pacientes. Caso isso ocorra, chamamos esse doador, refizemos os testes para verificar a situação e se tiver alguma doença encaminhamos para tratamento, mas isso é uma minoria”, diz Crislaine.

Como doar sangue

A Secretaria de Saúde disponibiliza mensalmente transporte para que a população possa ir até o banco de sangue, em Blumenau, para a coleta. O transporte é organizado pelas unidades de saúde dos bairros. Em agosto, com data ainda a ser confirmada, haverá locomoção para moradores das unidades Planalto, Santa Terezinha e Limeira. Mais informações na Secretaria de Saúde pelo telefone 3255 6800. Quem quiser doar também pode se encaminhar diretamente ao Hemosc, localizado na rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova, em Blumenau (3222 9800).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio