Dia do Basta: no feriado de Tiradentes, sociedade civil organiza protesto

Manifestação pela ética e contra corrupção aconteceu na praça Sesquicentenário

Dia do Basta: no feriado de Tiradentes, sociedade civil organiza protesto

Manifestação pela ética e contra corrupção aconteceu na praça Sesquicentenário

Sociedade civil organiza protesto pela ética e contra corrupção – Crédito: Sarita Gianesini

Às 16 horas de sábado, 21 de abril, a música que tocava na Praça Sesquicentenário não poderia ser mais emblemática: ‘Que país é esse’, Legião Urbana. Foi por causa da ‘sujeira pra todo lado’, que o Movimento BEM (Brusque Ética e Moral) organizou a ação de protesto reunindo diversas outras entidades da cidade.

Ronald Ivar Kamp, coordenador do Instituto Nossa Cidade (INC) informou que o movimento do Dia do Basta, é nacional e ocorre em mais cem cidades brasileiras. 

– O propósito não é combater a corrupção, mas buscar a ética e a moralidade. Vamos fazer a coisa correta, como está na lei, não manipular ela conforma o interesse – detalhou Kamp.

O diretor executivo do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd, avaliou a iniciativa como um exercício da cidadania, que contribui para que o povo se manifeste e diga aos políticos que não aceita mais corrupção.  

– Antigamente só partidos políticos e manifestavam contra determinadas situações. Hoje a grande maioria das pessoas que se manifestam não tem nenhuma vinculação política, nenhuma vinculação partidária. 

Entre as organizações que participaram estiveram o Instituto Nossa Cidade (INC), Observatório Social de Brusque, União Brusquense das Associações de Moradores (UBAM), OAB – Brusque, Uniasselvi/Assevim, Unifebe, Movimento O Sul é Meu País, Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Sintrivest, entre outras.

**Confira na edição de segunda-feira, 23, a reportagem com a opinião dos manifestantes sobre o Dia do Basta. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio