Dia do Pedal terá atendimentos de saúde, orientações e apresentações em Brusque
Atividades iniciam antes das 9h e se estendem até as 17h; evento deve atrair cerca de 3 mil pessoas
Atividades iniciam antes das 9h e se estendem até as 17h; evento deve atrair cerca de 3 mil pessoas
A expectativa da organização do Dia do Pedal é repetir o sucesso alcançado no ano passado, quando cerca de 3 mil pessoas circularam pelos locais de programação no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. Deste total, foram 2,2 mil bicicletas. A edição do evento na cidade é considerada a maior entre as unidades do Sesc no estado.
Neste ano, segundo o Técnico de Atividades do Sesc Brusque, Jussinei Sartori, além do estímulo à saúde e à qualidade de vida, o evento tem como tema a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Sartori destaca a grande participação das comunidades escolares durante o evento. Ele estima que entre 800 e mil participantes sejam motivados pelo trabalho feito em parceria com as escolas e as ações de divulgação desde o início de abril.
Esta será a nona edição do projeto em Santa Catarina. Ela celebra a marca de 230 mil participações nos passeios ciclísticos. Só no ano passado, foram mais de 30 mil.
Pela cidade
Junto com o evento ocorre o 3º Passeio Ciclístico de Bicicletas Antigas. Elas são consideradas uma atração a parte da programação. Os ciclistas da modalidade saem em um pelotão especial, com alguns dos integrantes usando roupas características da época dos veículos.
A saída ocorre às 9h, no Sesc. Enquanto ocorre a pedalada, diferentes atividades de recreação são desenvolvidas na sede da instituição. Também haverá sorteio de bicicletas e brindes, entre 10h30 e 15h30. Durante a manhã, haverá prestação de serviços como massagem, aferimento de pressão arterial e orientações nutricionais. O músico Guilherme Canellas se apresenta a partir das 15h30.
A Central de Atendimentos e de Turismo Social faz orientações sobre os roteiros disponíveis. Também haverá atividades de esporte de aventura, com tirolesa, rapel, paredão de escaladas. Para o público infantil, com até sete anos, haverá circuitos para pedalar específico. Amantes de patinetes, rollers e skate também terão um espaço exclusivo.
Atenção ampla
De acordo com Sartori, o evento não é apenas uma homenagem ao trabalho, mas uma forma de sensibilizar as pessoas quanto à prática esportiva. Segundo ele, o tema vem ganhando cada vez mais atenção no meio empresarial e dia a dia das pessoas. “Hoje a preocupação com a saúde não é só do trabalhador, mas muitos empresários estão percebendo os reflexos desta atenção. As pessoas ganham mais saúde, disposição, produzem mais.”
A escolha do tema, seus objetivos e a temática atribuída são muito próximos à rotina de quem pedala habitualmente, já que não emite poluentes. “O ciclista já tem isso da educação ambiental no sangue.”
Para ele, o tema precisa de um debate contínuo e os resultados virão com o somatório de ações individuais e a assimilação dos conceitos da preservação e sustentabilidade. O tema será debatido durante toda a programação do evento.
Agende-se
Dia: 1 de maio, terça-feira (feriado)
Horário: 9h
Local de saída: Sesc Brusque – Avenida Arno Carlos Gracher, 211, no Centro 1