Os meses de espera por um bebê trazem grandes mudanças à vida da mulher, desde alterações físicas, psíquicas, laborais e até em relacionamentos afetivos e familiares. Algumas mudanças são conhecidas e esperadas, enquanto outras, como as alterações oftalmológicas, podem surpreender.

Alterações hormonais, alterações na pressão arterial, retenção de líquidos… todas essas alterações podem afetar os olhos e a visão das mulheres neste período. Podem ocorrer turvação visual (normalmente passageira), ressecamento ou irritação ocular, edema palpebral e alterações em demais estruturas oculares. A maioria das alterações são temporárias, porém algumas delas merecem atenção especial. Futuras mamães, fiquem de olho nas dicas a seguir:

 

– Olho seco

A sensação de olho seco pode piorar na gestação e pode haver necessidade de uso de colírios para seu alívio – ou aumentar a dosagem para aquelas que já utilizavam medicação. É importante checar com o/a oftalmologista o colírio em uso, pois alguns podem conter substâncias não indicadas para uso em gestantes.

– Lentes de contato
Se você utiliza lentes de contato, poderá sentir ainda mais o ressecamento ou suas lentes podem tornar-se mal adaptadas com o decorrer da gestação. O/a oftalmologista poderá indicar uso por períodos mais curtos de tempo, ou mesmo a substituição por óculos, em alguns casos. Lembre-se de pingar os colírios lubrificantes receitados e de piscar frequentemente, principalmente quando em frente ao computador.

–  Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa (realizada para correção de miopia, astigmatismo ou hipermetropia), está contraindicada durante a gravidez, devido a possíveis mudanças na córnea durante neste período, causando alteração no grau a ser corrigido e nos resultados pós-cirúrgicos. Além disso, há substâncias utilizadas na cirurgia refrativa a laser que não são indicadas durante a gestação. As alterações citadas costumam ser mais comuns no último trimestre e, felizmente, temporárias.

– Edema palpebral

A retenção de líquidos da gravidez pode levar a edema (inchaço) ao redor dos olhos. Compressas frias tendem a reduzir esse inchaço: aplique compressas com água filtrada levemente gelada, ou bolsas resfriadas de gel ao redor dos olhos. Para reduzir retenção de líquidos do corpo, é importante beber bastante água e limitar o consumo de sódio e cafeína na dieta.

– Avise seu/sua oftalmologista que você está grávida

Na consulta com oftalmologista, é importante haver conhecimento de sua gestação, pois influenciará diretamente na escolha dos colírios, exames e tratamentos. Além disso, qualquer alteração ocular percebida deverá ser avaliada pelo/a especialista, para diagnóstico e tratamento o mais precocemente possível.

– Diabetes mellitus

Caso possua diabetes, a frequência de avaliação com oftalmologista deverá ser maior, pois a gestação pode acelerar ou piorar a retinopatia diabética. Portanto, é de extrema importância o acompanhamento de perto, antes mesmo que seja percebida qualquer alteração visual.

– Glaucoma

A gestação pode alterar a pressão ocular, às vezes para melhor. É importante ter avaliação oftalmológica para ajustar os colírios anti-glaucomatosos em uso (jamais mude sua medicação sem avaliação especializada).

 

Sinais de Alarme

Um dos riscos inerentes à gravidez é a pré-eclâmpsia, que envolve pressão arterial elevada e muitas vezes é sinalizada por alterações visuais. Portanto, procure um médico urgentemente se perceber algum dos sintomas a seguir:

– Visão borrada ou dupla
– Perda visual transitória
– Alterações no campo visual (manchas, “moscas” ou pontos, não pré-existentes)
– Visão de flashes de luz
– Sensibilidade à luz

 

A gravidez é um momento excepcional, em que se inicia uma das fases mais significativas na vida da mulher. As mudanças no corpo, assim como as possíveis influências sobre o bebê, podem gerar ansiedade e receio. No entanto, a informação através de fontes confiáveis e o acompanhamento de sua saúde trazem a tranquilidade e a segurança necessárias para este maravilhoso período da vida!

 

avatar Maiara Dalcegio Favretto

 

Maiara Dalcegio Favretto – Médica oftalmologista (e também gestante)