Diretrizes Curriculares Municipais são lançadas

A publicação traça parâmetros para as atividades na rede municipal de ensino

Diretrizes Curriculares Municipais são lançadas

A publicação traça parâmetros para as atividades na rede municipal de ensino

Uma marco na história da educação municipal foi concretizado na noite desta quarta-feira, 28 de novembro, com o lançamento das Diretrizes Curriculares Municipais de Brusque. O evento reuniu professores, autoridades e comunidade no Auditório da Faculdade São Luiz em um momento de celebração pela conclusão do trabalho,  desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos por profissionais ligados à Secretaria de Educação de Brusque e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.

A publicação traça parâmetros para as atividades na rede municipal de ensino e norteará o trabalho orientando todos os professores com a construção de um currículo mínimo por disciplina. A iniciativa foi elogiada pelo prefeito Paulo Eccel, que ressaltou a importância do documento e de todo seu processo de construção. 

– Esse trabalho dará um novo significado às atividades desenvolvidas em sala de aula e às vidas dos alunos -, acrescentou .

Com 226 páginas, o livro foi editado pela equipe da Prefeitura de Brusque sob o olhar cuidadoso da diretora geral da Secretaria de Educação, Gracielle Boing Lyra. 

– A construção do currículo mínimo visa ser referência para todas as escolas com finalidade de orientar de forma clara objetiva os itens que não podem faltar no processo de ensino/aprendizagem -, explicou. Na oportunidade, a diretora também apresentou a metodologia utilizada na confecção da obra.

A secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, confessou estar emocionada com o momento e lembrou a trajetória dos profissionais envolvidos na elaboração do livro. Gleusa ainda citou os diversos investimentos realizados pela Prefeitura de Brusque na realização de formações continuadas e capacitações para os educadores do município. 

– O sentimento é de dever cumprido. Estamos colocando Brusque como referência para todo o País na elaboração de uma educação de qualidade -.

Livro
As Diretrizes Curriculares Municipais contemplam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental com orientações para os profissionais em todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem, do Berçário ao 9° Ano.  Sua construção iniciou em 2009 com a revisão da proposta curricular existente e envolveu toda a rede municipal de ensino.

Primeiramente, a equipe da Secretaria de Educação realizou um estudo com os coordenadores das unidades de ensino, que também debateram o assunto com os professores. Foram desenvolvidas linhas de discussão com grupos por disciplinas e por áreas como Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Paralelamente ao processo de construção do texto com a equipe da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação trouxe para Brusque profissionais renomados que ministraram formações continuadas para os professores e contribuíram para elaboração das Diretrizes Curriculares Municipais. Entre os palestrantes estiveram nomes como Gabriel de Andrade Junqueira, Celso dos Santos Vasconcellos e Emília Cipriano Sanches.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio