Disputa de Estilingue movimenta os Jogos Comunitários de Guabiruba neste domingo

Competição aconteceu na chácara de Alcides Seubert, no Aymoré, e atraiu grande público

Disputa de Estilingue movimenta os Jogos Comunitários de Guabiruba neste domingo

Competição aconteceu na chácara de Alcides Seubert, no Aymoré, e atraiu grande público

Ter uma boa mira e concentração são os principais atributos que deve ter um jogador de Estilingue, também conhecido como Funda. Tradição em brincadeiras de família e utilizado antigamente para a caça de passarinhos (hoje proibido), o Estilingue Livre foi uma das modalidades que movimentou a manhã deste domingo, 24, da 19ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba.

As disputas aconteceram na chácara de Alcides Seubert, no Aymoré, e atraiu grande público. O objetivo principal é acertar o alvo. Cada bairro pôde competir com quatro atiradores, sendo que os três melhores tiveram os pontos computados para a classificação geral. Cada jogador teve direito a realizar dez arremessos por meio da clica ou bola de gude.

Nicolau Hassmann, do Aymoré e Wilson Jordão, do Guabiruba Sul, são dois atiradores com experiência na competição. Hassmann conta que a família veio da roça e que o Estilingue foi uma das atividades que os ajudava no dia a dia. Ele diz que firmeza no braço, treinamento e calma são os principais fatores para um bom jogador. Em média, em outras edições dos Comunitários, de dez ele acertou o alvo sete vezes. Há quatro anos, foram nove acertos.

Jordão afirma que veio de uma família de italianos de Botuverá e que a prática do Estilingue também sempre foi comum. Ele conta que treina durante o ano frequentemente para poder chegar na competição e fazer bons arremessos. O morador do Guabiruba Sul ainda explica que é imprescindível que a bola de gude não seja muito grande e nem muito pequena, o que facilita no arremesso. Para Jordão, boa mira e concentração são necessários para êxito na modalidade.

Mantendo a tradição, Guabiruba Sul, que já conquistou dois títulos no Estilingue, foi o campeão de ontem. Os três melhores jogadores do bairro acertaram o alvo 14 vezes. Porém, Francisco Habitzreuter, do São Pedro, foi o melhor atirador – sete de dez.

Classificação

1º Guabiruba Sul – 14 pontos

2º São Pedro – 13 pontos

3º Lageado Baixo – 12 pontos

4º Imigrantes – 11 pontos

Tiro Espingarda de Pressão – Livre

Na manhã deste domingo, também na chácara, teve a disputa de Tiro Espingarda de Pressão. O Lageado Baixo foi o bairro que mais pontuou, porém, o melhor atirador foi do São Pedro, Diego Afonso Roberto Fischer. O segundo lugar ficou com o Centro e o terceiro com Guabiruba Sul.

1º Lageado Baixo

2º Centro

3º Guabiruba Sul

4º Aymoré

Futsal Masculino – Livre

No Ginásio Municipal de Esportes no sábado, 23, o Lageado Baixo venceu por 3 a 1 o Aymoré e foi o campeão no Futsal Masculino Livre. Já o Imigrantes conquistou a terceira colocação ao vencer o São Pedro por 5 a 2.

1º Lageado Baixo

2º Aymoré

3º Imigrantes

4º São Pedro

Futebol de Campo Masculino

Durante a semana passada aconteceram as disputas do Futebol de Campo Masculino no estádio João Augusto Koehler. Na segunda-feira, 25, às 19h30 e 20h30 ocorrem mais duas partidas.

Bocha Sexteto Feminina

Na cancha do Clube Esportivo São Pedro teve os confrontos na última semana de Bocha Sexteto Feminina. Na quarta-feira, 27, tem mais um jogo: Aymoré X Guabiruba Sul.

Dominó Feminino e Masculino

Na segunda-feira, 25, no Clube Esportivo 10 de Junho, ocorrem as disputas de dominó. Os jogos iniciam às 19h30.

Dominó Feminino

Centro X Aymoré

São Pedro X Guabiruba Sul

Imigrantes X Lageado Baixo

Dominó Masculino

Guabiruba Sul X Aymoré

Lageado Alto X Centro

Lageado Baixo X São Pedro

Classificação Geral

1º Lageado Baixo – 196 pontos

2º Imigrantes – 142 pontos

3º Guabiruba Sul – 141 pontos

4º Aymoré – 125 pontos

5º São Pedro – 117 pontos

6º Centro – 94 pontos

7º Lageado Alto – 46 pontos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio