Documentos de veículos agora ficam prontos no mesmo dia

Modificações na Ciretran beneficiaram a população que não precisará voltar em novo prazo para a retirada

Documentos de veículos agora ficam prontos no mesmo dia

Modificações na Ciretran beneficiaram a população que não precisará voltar em novo prazo para a retirada

Após algumas modificações, a 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil reestruturou a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Com isso, agora os documentos veiculares, que antes tinham um prazo de cinco dias para ficarem prontos, são entregues na hora.

Também agora somente o proprietário do veículo ou terceiro com procuração é que pode dar entrada e retirar o documento.

O delegado regional Fernando de Faveri explica que as mudanças foram possíveis após a contratação de novos estagiários.

“Fizemos várias reuniões e trocamos diversas pessoas de setor. Ao fim das alterações na gestão, reduzimos o prazo para entrega do documento para três dias. Em seguida, conseguimos para o mesmo dia”.

O supervisor do Ciretran, Eduardo Janeczko, ressalta que os guichês de atendimento aumentaram de cinco para sete, o que auxiliou na agilidade dos procedimentos. “Em média, por dia, recebemos 400 pessoas que vem em busca do novo documento veicular.

“Antes, essas 400 pessoas vinham num dia para buscar, voltavam daqui cinco dias e quando voltavam, outras 400 também estavam ali para dar entrada. Então a fila de espera era muito grande”, comenta.

O modelo de entrega na hora já é utilizado em outros municípios, bem como no Detran, em Florianópolis, há anos. “Quando o delegado Fernando assumiu a regional ele planejou essas mudanças para beneficiar, especialmente, a população”, ressalta Janeczko.

O delegado Faveri acrescenta que, em paralelo às mudanças, foi aberto um canal de comunicação com todos que recebem os serviços, sendo população, despachantes e autoescolas. “O objetivo é para que tenham um espaço para que sugiram ou critiquem, auxiliando nossa auto-crítica, sempre tendo em vista o interesse público”, diz.

Para ter acesso ao canal de comunicação, foi trocada a sala do supervisor, passando a ocupar o corredor de acesso, para facilitar a abertura à população, além de formulários de avaliação.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio