Quando alguém me pergunta sobre Espanha, Madri vem na hora nas minhas memórias. Eu não sei dizer o porquê gostei tanto desta cidade, acredito que o clima estava delicioso, friozinho com sol – amo. A viagem foi leve e muito divertida. Quando lembro de Madri, me vem risos, sol, bicicleta e boa comida. Hoje vou contar o meu roteiro de dois dias e meio por Madri, aproveite e já compre as suas passagens, o roteiro está pronto!

1º dia
Chegamos pelas 11h30, então fizemos o check in no hotel – ficamos hospedados na frente do Mercado San Miguel, adorei a localização – e iniciamos nosso passeio.

Fomos até a Puerta del Sol, ali está o Urso de Madri, o mascote da cidade. Repare num edifício alaranjado com uma torre de relógio, esse é o prédio da prefeitura, onde se comemora a passagem do ano novo. E em uma pintura discreta que fica bem na frente da prefeitura está o Marco Zero.

Plaza Mayor, rodeada de prédios cheios de histórias e arquitetura, é a principal praça da cidade. Conta com uma estátua do rei Filipe III montado sobre um cavalo para homenageá-lo. Há nove pórticos, entre eles, o mais famoso é o Arco de Cuchilleros. Outros prédios, como a Casa de la Panadería e a Casa de la Carnicería, são históricos. Há restaurantes e cafés e, como toda praça de cidade grande, é costume presenciar shows, apresentações e feiras de artesanato.

Almoçamos no restaurante Sobrino de Botín. Fundado em 1725, é o restaurante mais antigo em funcionamento contínuo no mundo, de acordo com o Guinness Book of Records. Pode parecer pega turista, mas quando chegamos lá foi ótimo. Sentamos no subsolo, que é o andar mais antigo do prédio, e a comida estava muito gostosa.

Depois, uma leve caminhada até o Palácio Real de Madri, eu amo visitar palácios e castelos, principalmente quando estão em ótima conservação, assim recomendo muito esse passeio. O local continua a ser, oficialmente, a residência do rei da Espanha, apesar de hoje o rei o utilizar somente para ocasiões de gala e recepções oficiais, já que a família real optou por viver em outro local. Se tiver tempo caminhe também pelo Jardim Campo del Moro, que fica atrás do palácio. Para isso, contorne as grades do Castelo fazendo um L.

Logo em frente ao Palácio está a Catedral de Almudena, ao entrar repare no teto, todo pintando com cores fortes, realçando e contrastando com as paredes de pedra. Suba no telhado da igreja para ver toda a cidade do alto.

Seguindo para o Templo de Debod para assistir um lindo pôr do sol, um templo egípcio de verdade, doado pelo governo egípcio à Espanha. No caminho confira na Plaza de España, a bonita fonte de Miguel de Cervantes e seus personagens Don Quixote e companhia.

Termine o dia no Mercado San Miguel, quem me conhece sabe que amo mercados públicos e esse tem um lugarzinho especial no meu coração. A fachada de ferro fundido datada de 1916 e o interior de madeira escura foram conservados, mantendo a bela arquitetura. Um espaço gastronômico ideal para experimentar famosos “tapas” – tira-gostos – como montaditos, azeitonas e croquetas de jamón. Como são muitas opções, fica difícil até escolher o que provar. Minha sugestão? Comece pelo melhor: vá direto ao famoso jamón ibérico, também chamado de pata negra.

Confira do vídeo da viagem

2º dia
Museu do Prado, que é um dos museus de arte antiga mais sensacionais que eu já visitei e está repleto de obras de arte de Goya, Velazquez, El Grego, El Bosco, Rubens e muito mais.

Parque El Retiro, um passeio super agradável, passeamos por todo o parque, destaque para o Palácio de Cristal e Palácio Velásquez, onde às vezes há exposições. Aprecie a estátua do Anjo Caído. Reza a lenda que esta é a única estátua europeia de Lúcifer, que, por desafiar Deus, foi expulso do paraíso e enviado para a terra. Também é possível navegar de canoa pelo lago. Ali aproveitamos para tomar uma sangria, comer um sanduiche e ler a mão? Ãn? Sim, havia uma cigana no local que leu a minha sorte e da minha mãe, e tem que dar uma gorjeta no final.

Na saída do parque, repare na Porta de Alcalá, umas das portas da época em que Madri era uma cidade cercada por uma muralha. É hora de caminhar pela Granvia, umas das principais avenidas da cidade. A Granvia tem alguns dos prédios arquitetônicos mais importantes – e para a turma das compras, algumas boas lojas, especialmente nas proximidades de Callao. Vou focar o passeio na parte arquitetônica.

Fonte de Cibeles é tida como mãe dos Deuses e é um dos símbolos da cidade. Banco Espanhol de crédito, repare nos elefantes das colunas desse prédio. Círculo de Bellas Artes, no topo do edifício de Bellas Artes há um belo mirante da cidade. Subimos e ficamos descansando e degustando um bom vinho espanhol. Edifício Metrópoles, projetado pelos franceses, o prédio tem uma cúpula linda com a Deusa da Vitória no topo.

De metrô fomos até o imponente Estádio Barnabeu, a casa do time de futebol Real Madri. Fizemos o tour pelo museu, e depois pelo estádio, com certeza vale a visita, pena que não tinha jogo quando estávamos na cidade, e nem o Cristiano Ronaldo estava lá.

Terminamos o dia no bairro Chueca, no Mercado de San Antón, outro paraíso gastronômico. E a sobremesa ficou por conta da Mama Framboise, delícia.

3º dia
Por toda a cidade há estações de bicicletas que você pode alugar, retirar e devolver em qualquer uma das estações. Basta fazer o cadastro na estação com o cartão de crédito. Porém, não é uma bicicleta comum, é elétrica, agora você sabe porque me diverti tanto.

Começamos indo até o Museu Reina Sofia, que tem uma coleção excelente de Picasso, Dalí, Miró, ali está Guernica de Picasso, o must see do museu. Quando cansar ou der fome, siga para Calle de Jesus no bairro Letras, reduto boêmio na cidade. Ali almoçamos tapas no famoso Los Gatos, com decoração inspirada nas touradas.

Para a digestão passeamos mais de bicicleta, e nos divertimos muito. Eu não conseguia parar de rir, com a minha mãe querendo fazer “peguinha” e me ultrapassando o tempo todo. Fomos até a Plaza Colón, em homenagem a Cristóvão Colombo. Logo na frente da praça há uma estátua de Botero, uma gordinha deitada em um jardim florido. Vaidosa, a estátua carrega um espelho em uma das mãos.

Finalizamos o dia na Catedral de Almudena com um lindo pôr do sol. E sem querer entramos na igreja de San Miguel e havia um concerto, pegamos o finalzinho, isso sempre é muito comum na Europa. E para a despedida voltamos no nosso mercado favorito, o San Miguel.

“Não se preocupe com a perfeição – você nunca irá consegui-la”.