Começou. Ontem à noite tivemos os Golden Globes, a primeira premiação da temporada – sobre a qual, por razões de “fuso impresso”, falaremos em edição especial, lá no blog do Município.

Todo ano, dizem que as transmissões das premiações ligadas ao cinema e à TV perdem audiência. Deve ser verdade. Até porque o público está cada vez mais fragmentado, transformando a tal de segunda tela (mais uma vez, entram em cena as redes sociais) em primeira. Mas, pelo jeito, isso não reduz em nada a importância dos prêmios, na movimentação da indústria do entretenimento.

O outdoor que acompanha esta conversa (e que foi publicado no Instagram( é um sinal claro disso. Foi veiculado em Los Angeles, para lembrar os votantes dos Globes que Nasce uma Estrela (e Lady Gaga, que vive Ally no filme) estão no páreo. É a ficção se misturando à realidade, meses depois do lançamento do filme, só porque receber uma braçada de troféus ainda importa. E muito.

Enquanto isso, a gente aguarda a divulgação dos indicados ao Oscar, lá no dia 22 deste mês. E a maior festa da temporada, dia 24 de fevereiro. São os domingos insones do começo do ano…