Dos feriados nacionais em 2020, apenas 15 de novembro não cai em dia útil; veja a lista

Situação é vista com alívio pelo trabalhador e com preocupação pelo comércio e empresariado em geral

Dos feriados nacionais em 2020, apenas 15 de novembro não cai em dia útil; veja a lista

Situação é vista com alívio pelo trabalhador e com preocupação pelo comércio e empresariado em geral

João Vítor Roberge‏

Dos 10 feriados nacionais de 2020, apenas o da Proclamação da República e a Páscoa, que é sempre em um domingo, não cairão em dias úteis. São oito feriados ocorrendo entre segunda e sexta-feira, são três a mais do que em 2019. No último ano, as celebrações de Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados foram todas em sábados.

Além dos nacionais, há também os feriados municipais. Corpus Christi, por exemplo, é considerado dia facultativo no âmbito nacional, mas cairá em uma quarta-feira e é feriado em municípios como Brusque, Blumenau, Guabiruba, São João Batista, Botuverá e Nova Trento.

A notícia é excelente para o trabalhador, que se verá com muito mais oportunidades de descanso e, se a condição financeira permitir, de viajar para cidades próximas. Entre o empresariado em geral, não há unanimidade sobre o nível em que as atividades são afetadas, e as preocupações são diversas.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Brusque (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, a questão é muito relativa, e cita que ele próprio promove pausa em seu negócio entre Natal e Ano Novo.

“Depende muito dos ramos em que as empresas atuam. E há feriados em dias estratégicos que são bons. Nem todo mundo que mora em Brusque sai da cidade, muitos consomem dentro do município. E muitas pessoas que não são naturais daqui, mas moram e trabalham aqui, recebem os familiares. Há muitos detalhes envolvidos”, reflete.

Dos feriados de 2020, Gevaerd lamenta mais pelo de Corpus Christi, em 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados. Quem comprar presentes na véspera, por exemplo, terá menos opções, porque diversas lojas fechadas não teriam oportunidade de vender.

O empresário também destaca que dias como o sábado da final da Copa Libertadores entre Flamengo e River Plate, por exemplo, têm muito mais potencial de parar o comércio e a cidade do que determinados feriados.

A presidente da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), Rita Conti, avalia que haverá sempre algum setor específico sendo prejudicado com excesso de feriados, e prefere os anos nos quais existe um balanceamento entre feriados de dias úteis e os de fim de semana.

“O setor do turismo, por exemplo, é bastante beneficiado com feriados nos dias úteis. Realmente a questão de menos tempo de trabalho e menor produtividade existe, mas é sempre bom um equilíbrio entre os feriados.”

Descanso

Para a coordenadora da Escola Superior de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, o impacto dos feriados no turismo do Brasil é positivo. ‘‘As pessoas tendem a buscar por destinos próximos, onde entram na disputa atrativos regionais e, dependendo da quantidade de dias, até destinos nacionais’’, explica.

Isto ocorre porque, evidentemente, os feriados são opções esporádicas para que o trabalhador possa descansar além das férias, quando são possíveis. sempre um bom momento para viajar pelo seu estado e conhecer destinos turísticos próximos’’, sugere, advertindo sobre o aumento de até 30% nos valores das diárias quando em alta temporada.

Brusque
24 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval
11 de junho (quarta-feira) – Corpus Christi
4 de agosto (terça-feira) – aniversário de fundação (Colônia Itajahy)

Guabiruba
25 de fevereiro (terça-feira) – Carnaval
10 de junho (terça-feira) – aniversário de fundação
11 de junho (quarta-feira) – Corpus Christi

Botuverá
19 de março (terça-feira) – dia de São José
9 de junho (segunda-feira) – aniversário de fundação
11 de junho (quarta-feira) – Corpus Christi

São João Batista
11 de junho (quarta-feira) – Corpus Christi
24 de junho (quarta-feira)  – padroeiro do município
19 de julho (domingo) – emancipação do município

Nova Trento
11 de junho (quarta-feira) – Corpus Christi
9 de julho (quinta-feira) – aniversário de morte de Santa Paulina
8 de agosto (sábado) – aniversário de fundação

Blumenau
11 de junho (quarta-feira) – Corpus Christi
2 de setembro (quarta-feira) – aniversário de fundação

Levantamento feito com base nas legislações mais recentes até 2019.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo