As chuvas iniciadas no domingo, 22, avançaram pela madrugada e manhã desta segunda-feira, 23, acumulando volumes representativos em Brusque e demais municípios do Vale do Itajaí-Mirim.
De acordo com os dados apurados, os índices pluviométricos superaram os 50 mm, embora distribuídos ao decorrer de um período prolongado — o que ajudou a evitar maiores transtornos.
Com o solo já encharcado e os cursos d’água respondendo às chuvas acumuladas, o rio Itajaí-Mirim apresenta tendência de elevação gradual ao longo desta segunda-feira.
Imagens registradas por drone no início da tarde, em Brusque, mostram o nível em ascensão, reflexo direto das precipitações ocorridas nas últimas horas.
A relação completa da galeria será apresentada mais adiante, ao fim desta edição.

Nível estimado em Brusque
Segundo projeção da Defesa Civil, o rio pode então atingir a marca de 4,20 metros por volta das 18h30 desta segunda-feira.
Caso esse cenário se confirme, há possibilidade de alagamentos pontuais, especialmente nos fundos do loteamento EMA II, no início do asfalto.
A estimativa, no entanto, pode ser revista ao longo do dia, conforme o comportamento do nível do rio em Botuverá — um dos fatores que influenciam diretamente os registros em Brusque.
O coordenador do órgão municipal, Edevilson Cugiki, destaca que, apesar da elevação, a situação segue sob controle.
“Fizemos uma projeção preliminar indicando a possibilidade de o nível do rio alcançar 4,20 metros por volta das 18h30.” Seguimos acompanhando os dados e qualquer alteração será informada”, destacou.
Cenário em Vidal Ramos
Mais cedo, registros feitos por moradores em Vidal Ramos — cidade que abriga as nascentes do Itajaí-Mirim — mostravam um cenário dentro da normalidade, apesar do nível acima do habitual.
As imagens, enviadas pelo casal João e Bel Finck, foram feitas na região central do município e compõem o material que ilustra esta edição.

Frio intenso à vista
A tendência, conforme o especialista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, é de que o tempo se estabilize em toda a região brusquense ao longo da tarde desta segunda-feira, com a chegada de uma intensa massa de ar polar.
A partir da noite, as temperaturas começam a cair de forma significativa, podendo atingir valores em torno de 0°C no amanhecer de quarta-feira, 25 — o que poderá provocar formação de geada, especialmente em áreas rurais de Brusque.

Números das chuvas
Na sequência, estão apresentados os dados pluviométricos registrados entre o domingo e a manhã desta segunda-feira em diferentes pontos do Vale do Itajaí-Mirim.
Os números, pois, evidenciam os volumes expressivos de precipitação, acumulados ao longo das últimas horas.

•Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949
Fotos aéreas de Brusque
Logo após os anúncios, será possível acessar a galeria completa de imagens, que ilustram o panorama visual do rio Itajaí-Mirim.
O material, pois, reúne registros feitos por drone em Brusque, no início da tarde desta segunda-feira, além de fotos captadas no município de Vidal Ramos.
Galeria após anúncios
Antes de seguir, o Blog do Ciro Groh faz uma pausa para agradecer aos patrocinadores que ajudaram esta matéria a chegar até você.
Clique nos banners abaixo, faça o contato e então descubra o que eles têm a oferecer.
Oferecimento:
Leia também:
1. Brusque então vista acima do nevoeiro: o que o drone viu impressiona
2. Brusque então celebra o centenário do ex-goleiro que fez história no Paysandu
Brusque vista do alto
*Créditos das imagens: Ciro Groh/O Município >>
Cenas de Vidal Ramos
*Créditos das imagens: João e Bel Finck >>
Cenas de Botuverá
*Créditos das imagens: Marcos e Sonia Bianchessi >>
•Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK