Dupla brusquense sobe segunda maior montanha do sul do país

Tainá e Fernanda realizam mais uma experiência para o projeto iniciado no ano passado

Ousadia sempre foi a palavra-chave para as aventureiras Tainá Paza do Nascimento, 26 anos, e Fernanda Rezini, 35. Desde o ano passado, a dupla coleciona histórias e as retratam no Facebook, Instagram, Youtube e também no site Aventura de Férias (aventuradeferias.com.br). Com intenção de expandir ainda mais o projeto, as duas, junto de outros aventureiros, conquistaram o cume da segunda montanha mais alta do Sul do país, o Pico Caratuva, no Paraná.

Após algumas pesquisas sobre a montanha e relato de outras pessoas que passaram pelo local, a dupla seguiu o instinto aventureiro e, em um grupo de 16 pessoas, partiu em busca da nova experiência. A saída de Brusque a caminho do Paraná ocorreu às 5h de sábado, 6.
A montanha está situada na cidade de Campina Grande do Sul, no Paraná, dentro da Fazenda Pico Paraná. O acesso à trilha é controlado pelos proprietários do local e o acesso é pago – R$ 15 por pessoa. A jornada iniciou por volta de 10h30 da manhã.

“O percurso exigiu bastante de nós duas. A trilha estava bastante úmida na maior parte do trajeto e haviam vários trechos bem lamacentos. Por vezes, tivemos que escalar pedras, inclusive com o auxílio de cordas”, relatam as aventureiras, no site.

Tainá conta que todas as aventuras são bastante significativas e diferentes. Entretanto, esta foi muito especial, até mesmo por terem ido em um grupo maior de pessoas. O percurso de ida durou 5h30 em 5 km de caminhada até o ponto mais alto da montanha, onde montaram acampamento. A descida começou às 9h10 de domingo, 7, e levou 4h30 de caminhada.

“Apesar de cada um carregar sua mochila, quando se chega no acampamento, o meu equipamento se torna nosso. Toda comida é compartilhada e cada um divide aquilo que tem, independente da porção ou do valor”, diz.

A experiência trouxe grandes ensinamentos para a dupla, especialmente pelo fato de saber conviver com pouco e apreciar mais as coisas que a natureza oferece. “Além da aula de companheirismo, a natureza também nos ensina a cada atividade. Nos mostra o quanto somos pequenos e insignificantes. Ao mesmo tempo, prova que com muita força de vontade podemos alcançar o inimaginável e chegar aos lugares que a maioria das pessoas somente conheceria por foto”, analisa Tainá.

Essa foi a segunda maior aventura da dupla, sendo que a primeira ocorreu no ano passado, quando Tainá e Fernanda fizeram um mochilão na Ilha do Mel, também no Paraná, por três dias. “A cada 15 dias fizemos trilhas menores pela nossa região para mostrar que temos lugares a serem desbravados por aqui”, comenta.

Guia de viagens
Em todas as aventuras a dupla documenta em vídeo as experiências e, posteriormente, divulga no canal do Youtube (youtube.com/aventuradeferias). Tainá conta que ela e Fernanda tem ganhado cada dia mais seguidores que as cobram por novos vídeos. “O público interage bastante conosco e percebemos a necessidade de atualizar constantemente, pois se ficamos uma ou duas semanas sem postar, as pessoas nos pedem”, conta.

Tainá explica que o objetivo de divulgar nas redes sociais as aventuras é para mostrar às pessoas que é possível sair “fora da caixa” e descobrir o mundo sem gastar muito. “Tudo que fizemos temos um gasto muito baixo, pois levamos somente o necessário para sobreviver durante aquela aventura”.

A dupla também passou a comercializar camisetas do projeto Aventura de Férias como forma de auxiliar a renda e patrocinar as próximas viagens. “Nossa intenção é ir para a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com nossa kombi, que foi toda restaurada e virou nossa casa”.

Ao adquirir uma camiseta, Tainá revela que o espectador ganha em troca ainda um guia de viagens, com dicas e macetes. “É um espelho e inspiração para as pessoas que têm o desejo de fazer a aventura, mas não conhecem direito o local”, informa Tainá.

Próximos roteiros
As próximas aventuras da dupla já estão programadas. No mês de junho Tainá e Fernanda farão um acampamento nos Campos do Quiriri, em Joinville. Já em agosto, as duas terão um desafio ainda maior: subir a montanha mais alta do sul do Brasil, o Pico Paraná. “Ela fica bem em frente da montanha que subimos e de lá onde estávamos conseguíamos ver. Isso nos deu ainda mais vontade de ter essa experiência”, comenta Tainá.

A aventureira revela que para realizar as viagens, ela e Fernanda realizam algumas atividades físicas, como corridas e aulas de zumba. “Não são atividades tão regulares assim, mas que auxiliam durante o percurso”, diz. As aventuras ocorrem sempre nos fins de semanas, feriados e em períodos de férias da dupla.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio