Ok, a premiação principal do Emmy aconteceu lá na outra segunda. Já passou de uma semana. Ficou tarde para falar sobre ela? É quase uma sessão nostalgia, em tempos de notícias e memes que caem em menos do que os 15 minutos do Andy Warhol? Pode ser. Mas não dá para deixar a entrega de prêmios no vácuo. Portanto… vamos aos destaques principais.

O Emmy é uma premiação específica para a TV. Tem muitas categorias – tanto que as mais técnicas são entregues em cerimônia à parte. Mas a festança mesmo aconteceu no último dia 17. Dá para dividir a longa lista de premiados em três grupos principais: séries de drama, comédias e minisséries / filmes para TV. Alguma coisa fica de fora dessa divisão, como os realities, programas de entrevistas ou esquetes, variedades.

Então, temos campos de batalha específicos para acompanhar a cada Emmy. Neste ano, a batalha entre as comédias foi ganha de lavada pela deliciosa série estreante The Marvelous Mrs. Maisel, que já tinha dado sinais de que viraria queridinha das premiações desde o último Golden Globe.

Entre as minisséries, a que se destacou foi The Assassination of Gianni Versace: American Crime Story, mais um tiro certeiro de Ryan Murphy.

Um dos momentos inesquecíveis da cerimônia foi quando ele liderou todo o elenco e equipe, quando recebeu o prêmio principal da categoria. Um verdadeiro coronel, na mais pura tradição norte-americana.

Curioso foi ver Darren Criss, que a gente conhece de Glee, em que interpretava Blaine… transformado em ator adulto, elogiadíssimo e premiado como o melhor, na categoria. Sua trajetória, pelo jeito, vai além de todas as apostas.

Na categoria de série de drama, Game of Thrones foi a que levou mais estatuetas, dando um gostinho de frustração para quem estava torcendo por The Handmaid’s Tale, que saiu da noite sem um prêmio para chamar de seu.

Mas, tudo bem. Se não deu para comemorar a vitória de uma das atrizes da série, pelo menos deu para aplaudir a conquista de RuPaul’s Drag Race, que finalmente levou o prêmio de melhor reality de competição.

Como em todo ano, já dá para fazer uma listinha de fundamentais para não deixar de ver!