Eclipse total da lua acontece neste domingo; saiba como assistir em Brusque

O último eclipse total da lua ocorreu no dia 21 de janeiro de 2019

Eclipse total da lua acontece neste domingo; saiba como assistir em Brusque

O último eclipse total da lua ocorreu no dia 21 de janeiro de 2019

Neste domingo, 15, a partir das 22h30, terá início um dos mais belos espetáculos da natureza: o eclipse total da lua. Ele será visível em todo o continente americano, africano e europeu.

Os eclipses lunares só ocorrem quando é lua cheia, nesse momento, os três astros estão alinhados; sol, terra e Lua. Como o sol é um astro luminoso, ou seja, uma estrela, e está no centro do sistema, isso faz com que a terra, juntamente com a lua, gire ao seu redor e ocorrem os eclipses.

O último eclipse total da lua ocorreu no dia 21 de janeiro de 2019 e o próximo ocorrerá em 28 de outubro de 2023 e será visível em parte no Brasil no nascimento da lua.

Eclipses

Sobre os eclipses, são conhecidos três tipos:

Total: quando os três astros se encontram perfeitamente alinhados.

Parcial: quando apenas uma parte do astro é eclipsada.

Anular: quando o astro a ser eclipsado, encontra-se mais distante e apenas seu centro é eclipsado, deixando as bordas visíveis, parecendo um anel.

“Convém lembrar que, para observação dos eclipses lunares, não é preciso usar qualquer tipo de proteção para os olhos, pois estaremos olhando para a lua e não para o sol. A lua apenas reflete a luz do sol porque é um astro iluminado”, informou o Observatório Astronômico de Brusque.

Informações

A Terra sempre projeta uma sombra em forma de cone que fica na direção oposta ao sol. Quando a lua passa por este é eclipsada, antes de atingir este cone de sombras, a lua entra na penumbra e vai se tornando mais escura à medida que vai atravessando este cone de sombras projetada pela terra.

Em alguns eclipses ela se torna mais escura, em outros mais avermelhada, isso devido a grande quantidade de poeira suspensa na atmosfera da terra que faz com que a lua mude de cor durante os eclipses.

“É também uma oportunidade ímpar para notarmos a circunferência da terra. Foi num eclipse total da lua que se provou a esfericidade da terra. O que vimos durante o eclipse é que a sombra da terra irá aos poucos envolvendo a lua. A sombra se deslocará de Oeste para Leste até o fim do eclipse, vale a pena observar”, concluiu o observatório.

O observatório estará aberto para observação pública do eclipse. Mais informações na página do observatório no Instagram.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo