Em 2008, a aposentada Edemina Merisio Leona, 71 anos, começou sua batalha contra o câncer. Naquele ano, ela descobriu que tinha a doença no útero. Fez cirurgia para retirada do órgão e dos ovários e, ali, após ser dispensada da quimioterapia, acreditou estar curada.

Porém, meses depois, ela começou a sentir fortes dores e recebeu a notícia de que estava com um tumor no intestino. “Fiz mais uma cirurgia, coloquei tela e fui pra frente, sem desanimar”, lembra.

Nome: Edemina Merisio Leona
Idade: 71 anos
Profissão: Aposentada
Bairro: Dom Joaquim

A guerra contra a doença, entretanto, ainda não estava vencida. Menos de um ano depois da segunda cirurgia, ela começou a sentir fortes dores no peito. Fez todos os exames e, mais uma vez, descobriu o câncer, agora, no tórax. Passou por 17 sessões de quimioterapia e, após a longa batalha, há cinco anos está curada, realizando apenas o acompanhamento de rotina.

Nesses longos anos de luta, sempre enfrentou com otimismo e sorriso no rosto. “Não podemos desanimar. Enfrentei tudo isso sempre brincando, quando me sentia bem, saia jogar bingo, fazer minhas coisas. A pior coisa é ficar na cama, se entregar”.