Editora da Unifebe lança livro de colorir sobre a história da Fenarreco; confira versão digital

Livro educativo resgata identidade local e incentiva a participação de crianças e adultos na história da Fenarreco

Editora da Unifebe lança livro de colorir sobre a história da Fenarreco; confira versão digital

Livro educativo resgata identidade local e incentiva a participação de crianças e adultos na história da Fenarreco

No ano em que a Fenarreco completa 40 anos desde a sua primeira edição, a Unifebe valoriza a história e a identidade locais celebradas na festa com um livro pensado para todas as idades. A História Colorida da Fenarreco: origem, evolução e presente é uma publicação da Editora Unifebe, com ilustrações inspiradas nos cartazes de divulgação das 38 edições do evento.

Organizadas na sequência temporal de cada edição da Fenarreco, as ilustrações para colorir convidam o público a resgatar a origem e a história da festa por meio de imagens que retratam as tradições e a cultura trazidas pelos imigrantes alemães, com destaque para a gastronomia, a música, a dança, os trajes típicos, a realeza e a alegria que marcam a celebração.

“Pensamos em desenvolver um livro paradidático, ou seja, que complementa o ensino da história regional e da cultura. Ao verem a imagem do cartaz original e pintarem as ilustrações que reproduzem esses materiais de divulgação da festa, queremos despertar a curiosidade, a atenção aos detalhes e instigar os que ainda não conhecem a história a se permitirem-se conhecer e celebrá-la”, explica a coordenadora da Editora da Unifebe, professora Arina Blum. 

O livro da Fenarreco

Para a criação das ilustrações a Unifebe contou com o acervo de imagens cedido pelo Prefeitura Municipal de Brusque. Os desenhos foram desenvolvidos manualmente por designers da Editora da Unifebe, sem o uso de Inteligência Artificial. Além dos cartazes de divulgação da festa, o livro inclui fotos e ilustrações que destacam outros elementos identitários da Fenarreco, como as mascotes e a arquitetura enxaimel do pavilhão. 

A capa foi ilustrada detalhadamente com base nos elementos-chave da festa, desde a sua primeira edição. Em uma releitura atualizada para a cidade de Brusque contemporânea, além das cores, a capa apresenta os trajes e as brincadeiras típicas. 

Unifebe/Divulgação

As versões impressas do livro serão distribuídas às escolas da rede pública e privada de ensino de Brusque, Botuverá e Guabiruba, revela a autora e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. “Este livro é um verdadeiro presente da UNIFEBE para o presente de Brusque. Uma entrega concreta que fortalece o sentimento de pertencimento, o espírito de comunidade e leva ao reconhecimento e fortalecimento das raízes da cidade.”

A versão digital do “História Colorida da Fenarreco” está disponível gratuitamente na página da Editora, no site da Unifebe.

Leia também:

1. Casal de Brusque chega às Bodas de Platina com lição de cumplicidade e fé
2. Paróquia São Luís Gonzaga será a única igreja catarinense a acolher relíquias peregrinas de São Carlo Acutis
3. Homem morre submerso dentro de tanque de resíduos em Timbó
4. Samae inicia obra que levará abastecimento de água para famílias do Limeira, em Brusque
5. GTB apreende autopropelidos após condutores serem flagrados sem capacete em Brusque


Assista agora mesmo!

Como menino indígena sobreviveu a chacina em Botuverá e ficou marcado na história:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo