Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Editorial: Brusque “… teu nome entre mil é citado…”

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Editorial: Brusque “… teu nome entre mil é citado…”

Página 3

Na quinta-feira, 22, o jornal O Município publicou a matéria “Gigantes de Brusque” que falava sobre cinco empresas daqui que estão no ranking das 500 maiores do Sul do país. O ranking foi publicado pela revista Amanhã e elaborado pela empresa de auditoria e consultoria Price Waterhouse Cooper (PwC).

No topo da lista das empresas brusquenses está a Brashop S/A, que pertence ao grupo Havan e ocupou a 100ª posição geral e 21ª em Santa Catarina. A ZM também foi destaque e subiu mais de 20 posições no comparativo com 2016. Zen, Irmãos Fischer e Quimisa também aparecem na lista.

A empresa Zen tem um motivo a mais para comemorar, pois além de estar entre as maiores do Sul do Brasil também apareceu no ranking elaborado pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil em 2018. Ela ficou em primeiro lugar entre as empresas de médio porte na categoria Indústria Automotiva.

Nas ruas de Brusque este otimismo é visível, com um aumento considerável de pessoas circulando e prestigiando o mercado local

Também recebeu o prêmio Ser Humano, conforme publicamos ontem aqui n’O Município.
Já a Havan foi destaque também na revista Exame em agosto deste ano quando apareceu pela primeira vez entre as 500 maiores e melhores empresas do Brasil, ocupando a 199ª posição geral e 31ª posição nas maiores do setor de comércio.

Estas notícias vêm num momento de otimismo do empresariado com a mudança no cenário político e econômico. Segundo a Agenda 2019, pesquisa da consultoria Deloitte, com 826 empresas que somaram faturamento de R$ 2,8 trilhões em 2018 publicada este mês, 97% dos empresários pretende realizar algum investimento em 2019, o maior percentual da série histórica.

O comércio também comemora com um aumento nas vendas da Black Friday deste ano. Ela é um dos termômetros do varejo e dá o tom de como será o fim do ano. Só no ambiente virtual as vendas da Black Friday cresceram 15% neste ano em relação a 2018.
Em Brusque esta ação está se consolidando a cada ano. Aqui no jornal O Município, por exemplo, tivemos um aumento de quase 30% no número de empresas que divulgaram seus produtos e serviços tanto no impresso como em nossas plataformas digitais nesta data como estratégia de incremento de vendas.

No âmbito nacional, a Confederação Nacional do Comércio projeta um crescimento de 4,5% para este ano. Ainda insuficiente para cobrir as perdas de 2015 (-6,2%) e 2016 (-4,3%), mas já bem melhor que 2017 que cresceu 2,2% indicando uma mudança em relação a forte retração que vivemos até agora.

Nas ruas de Brusque este otimismo é visível, com um aumento considerável de pessoas circulando e prestigiando o mercado local. Outro reflexo são as contratações temporárias, que dão novas oportunidades de trabalho e estimulam ainda mais o desenvolvimento.
Assim, Brusque não só se alinha a esta nova fase como se destaca tanto na micro como na macroeconomia, tendo como ponto de convergência a qualidade de seus produtos e a vocação empreendedora que já preconizava nosso hino e agora é reconhecida a nível nacional. Parabéns!

“Terra minha! Só tens ocupado
Posição de relevo, altaneira
E teu nome, entre mil é citado
Como exemplo a nação brasileira”

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio