Editorial: De Brusque para Brusque
A Fenarreco deste ano, que começou nesta quinta-feira, 9, com o desfile e a sangria do primeiro barril de chope, está cheia de novidades, como brincadeiras e até uma corrida. Mas a principal delas é a seleção de fornecedores de chope e de alimentação 100% locais.
A Prefeitura de Brusque tomou a decisão de firmar convênios com estabelecimentos do município para fornecer a comida da festa, por meio do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque (Acibr). Uma amostra já foi dada durante o festival Temperô na Praça, realizado em setembro, com excelente aceitação do público.
Além disso, outro convênio, firmado pelo governo com a Associação Cervejeira Vale dos Teares (ACVT), garantiu que o chope a ser servido na festa tenha 100% de sua produção por empresas de Brusque e região.
A gastronomia é uma das principais características de uma cultura, e nada mais justo que a Fenarreco, uma festa de Brusque, apresente a cidade aos visitantes também por meio de comidas e bebidas produzidas aqui. Os nossos sabores são reconhecidos pela qualidade, e não poderiam ficar de fora da festa.
Tanto o Núcleo de Gastronomia quanto a ACVT desenvolvem um trabalho criterioso, com estabelecimentos conhecidos na cidade, e cuja qualidade do produto final é inquestionável.
Trata-se, portanto, de uma oportunidade única para que os comerciantes locais brilhem na festa, enriquecendo ainda mais a experiência dos milhares de visitantes que a Fenarreco receberá nesta edição.
Por outro lado, é preciso que as empresas participantes estejam atentas a todos os detalhes. Como se trata do maior evento da cidade, os holofotes estarão apontados para elas. Na prática, será um “teste” para a viabilidade de fornecer as milhares de refeições e litros de chope somente com fornecedores locais.
Esses fornecedores precisam ter a noção exata da grandeza da festa, e do nível de eficiência necessário para que o público seja bem atendido. É preciso revisar o estoque, garantir a reposição rápida e que a quantidade de pessoal escalado para trabalhar na Fenarreco seja suficiente.
Vencida a logística, é certo que a escolha pelos fabricantes locais será um sucesso, pois, conforme já mencionado, não há produto de melhor qualidade do que o produzido aqui.
O jornal O Município, portanto, apoia essa iniciativa, e deseja sucesso aos organizadores e fornecedores da festa, para que os visitantes lembrem-se de Brusque com carinho e água na boca.
