Editorial: No clima de natal
A medida que vamos adentrando dezembro, vai crescendo também o clima de natal na cidade. Já no dia 2 de dezembro tivemos a Cantata de Natal, realizada pelos alunos do colégio São Luiz, que abriu os eventos no centro da cidade, com uma belíssima apresentação na escadaria da igreja matriz. No dia seguinte, tivemos a […]
A medida que vamos adentrando dezembro, vai crescendo também o clima de natal na cidade. Já no dia 2 de dezembro tivemos a Cantata de Natal, realizada pelos alunos do colégio São Luiz, que abriu os eventos no centro da cidade, com uma belíssima apresentação na escadaria da igreja matriz.
No dia seguinte, tivemos a abertura oficial do Natal 2021 que transformou a praça Barão de Schneeburg na aldeia do Papai Noel e Mercado de Natal. O evento foi realizado pela prefeitura municipal de Brusque, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com orquestra do colégio Cônsul Carlos Renaux e estreou a iluminação Natalina.
Este evento vem acontecendo diariamente e deve ir até o dia 23 de dezembro, recebendo apresentações culturais como Terno de Reis, músicas e teatro. Toda esta estrutura conta também com o apoio e participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Brusque (Sindilojas).
E para levar a alegria a toda cidade temos os desfiles de Natal, que nossa vizinha Guabiruba sabe fazer com maestria. Lá, além do Papai Noel, desfilam os Pelznikels, São Nicolau e Christkindl entre outros personagens de nossa cultura.
Além destas iniciativas natalinas, dezembro traz também os shows de dança, realizado por academias e studios da cidade que são sensacionais. Entre os dias 3 e 5 deste mês tivemos a apresentação do espetáculo “Doces ou Travessuras” realizado pelo Studio Naira Batisti, e levou quase 2 mil espectadores ao Centro Empresarial.
Neste período natalino não nos faltam motivos para entrar no clima e renovamos nossas vocações, sejam elas culturais, artísticas ou religiosas
No fim de semana passada foi a vez da academia Somma e Studio Annas realizarem os espetáculos “ A Mágica Fábrica de Brinquedos” e “Os Mistérios da Floresta” respectivamente. Ambos com altíssimo nível de figurino, música e coreografias.
E como o clima de natal também resgata a questão social, do amor, da generosidade, da partilha, também temos eventos importantes neste sentido. São muitas pessoas, empresas e entidades que se empenham em manter este espírito vivo.
Um destes eventos tradicionais é a adoção de crianças no Natal Solidário da Unifebe, que acontece ha 19 anos e contemplou mais de 400 crianças carentes da cidade neste ano. Assim como ele muitas empresas e entidades de forma pública ou anônima faz ações deste tipo, levando alegria a muito lar carente.
E ao fim de tantas manifestações, não podemos esquecer um dos aspectos mais importantes do Natal, que é o religioso, de onde veio sua origem, e a fonte de todo este clima de mudança, de renovação, de renascer. Neste sentido temos também uma vasta programação, de religiões diferentes, que fazem parte de nossas crenças.
Assim, neste período natalino não nos faltam motivos para entrar no clima e renovamos nossas vocações, sejam elas culturais, artísticas ou religiosas. É o momento de deixar aflorar a solidariedade, a partilha. Momento do perdão e das confraternizações. Momento de agradecer todos os presentes que esta cidade nos dá, principalmente neste período.