Educação: pouco mais de metade das promessas foram cumpridas pelo prefeito

Somente cinco das nove propostas de governo foram implantadas por Jonas Paegle em dois anos de mandato

Educação: pouco mais de metade das promessas foram cumpridas pelo prefeito

Somente cinco das nove propostas de governo foram implantadas por Jonas Paegle em dois anos de mandato

As promessas do prefeito Jonas Paegle para a Educação, ao todo, foram nove, das quais cinco foram cumpridas em sua totalidade, uma parcialmente e três não foram cumpridas.

Durante a campanha, por exemplo, os candidatos prometeram que todas as crianças estariam nas creches e escolas, o que não aconteceu.

Atualmente, 466 crianças aguardam na fila, segundo dados do sistema Fila Única. No início de 2018, 500 crianças aguardavam na fila.

Veja também:
Cinco anos depois, projeto do “Polo de Tecnologia de Azambuja” está esquecido

Arena Brusque sofre consequências da falta de regularização

Lojas de material de construção começam ano com expectativa em alta

Uma das propostas para derrubar o déficit nas creches era voltar com o programa das creches domiciliares, o que também não ocorreu. Em entrevista concedida seis meses após assumir o governo, Paegle confirmou novamente que manteria o projeto, que jamais saiu do papel.

A prefeitura, por outro lado, cumpriu a promessa feita de garantir o fornecimento de uniformes e material escolar. Em 2017, o governo investiu em torno de R$ 1,8 milhão na compra dos uniformes de inverno e verão para os alunos da rede municipal.

Em 2018, a fim de economizar, os uniformes antigos que estavam armazenados foram distribuídos nas escolas, assim como as peças esquecidas pelos alunos tanto no colégio quanto nos ônibus do transporte escolar. Os kits de material escolar foram entregues tanto em 2017 quanto em 2018.

Outra proposta cumprida é a melhoria na estrutura física e modernização dos equipamentos das escolas e creches do município.

A construção da quadra coberta da escola Alberto Pretti foi finalizada, o Centro Municipal de Educação Infantil Clara Maria Furtado inaugurou uma sala de informática em parceria com a Uniasselvi, o governo revitalizou o Centro de Educação Infantil (CEI) Raio de Sol, no bairro Azambuja e o CEI Noêmia Fialho, no Centro.

A área de lazer da Escola de Ensino Fundamental Cedro Alto foi reformada. Em parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifebe, algumas unidades escolares de Brusque foram reformadas.

Quanto à promessa de ampliar as creches, a prefeitura inaugurou novas salas no Centro de Educação Infantil Padre Theodoro Becker.

O aperfeiçoamento permanente dos professores, outra promessa, também está sendo cumprido, por meio de formações, capacitações, palestras e reuniões pedagógicas.

Veja também:
“O poder Legislativo também tem a responsabilidade de ajudar a governar”, afirma Zancanaro

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Árvore atinge casa na Escola Agrícola e fere três pessoas, em Blumenau

A Secretaria de Educação apoiou o 1º Ciclo de Formação da Rede Municipal de Ensino, realizado pela Escola de Administração Pública (Esap). O objetivo do ciclo era a troca de experiências e o compartilhamento de ações.

Também promoveu formações para discutir as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma palestra sobre Transtorno do Espectro do Autismo para os profissionais da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília. Educadoras da rede de ensino municipal participaram de Seminário Internacional de Educação no Campo.  

O transporte gratuito a todos os universitários de Brusque, por sua vez, não é uma realidade. São beneficiados com a gratuidade os alunos que vão a Itajaí, Blumenau ou Balneário Camboriú para fazer algum curso que não seja ofertado em Brusque. O estudante que quiser cursar Direito em alguma cidade vizinha, por exemplo, deverá pagar para utilizar o transporte universitário, já que o curso é ofertado na cidade pela Unifebe.


Você está lendo:  Educação


Veja outros conteúdos do especial:

– Introdução
– Obras e mobilidade
– Educação

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio