Dia do Professor: conheça docente que atua há 26 anos na rede estadual de Brusque
Série de O Município destacou um educador por semana
Na quarta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor, o jornal O Município deu início a uma série especial que, ao longo das últimas semanas, e também nesta, apresenta histórias de docentes que marcaram gerações em Brusque, Guabiruba e Botuverá.
A cada edição, um professor com décadas de experiência em sala de aula será o protagonista, compartilhando vivências que ajudam a contar parte da trajetória da educação na região.
Nesta última reportagem da série, é contada a trajetória de Volmir Araldi, 53 anos, que acumula 27 anos de atuação na educação de Brusque.
Educação que transforma vidas
Formado em Filosofia, com habilitação em Filosofia, História e Sociologia, Volmir também possui pós-graduação em Fundamentos da Educação (Unifebe) e mestrado em Educação e Cultura (Udesc). Lecionou principalmente as três áreas de formação.
Ingressou na rede estadual em 1999, na Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks, onde é professor efetivo até hoje. Antes disso, atuou na rede municipal entre 1997 e 1998 e também como ACT em outras unidades.
Ele aponta desafios enfrentados ao longo do tempo. "Uma das principais mudanças é o aumento populacional, trazendo demandas que nem sempre podem ser atendidas", avalia.
Mesmo assim, destaca que ainda há momentos que renovam a motivação dos professores. "Mesmo diante das dificuldades, cabe a nós acreditar que a educação pode transformar vidas", afirma.
Para Volmir, a relação entre professores e alunos deve ser baseada na confiança mútua. Olhando para o futuro, ele pede que essa confiança nos mestres seja mantida.
“Pedimos que os compreendam e permitam que lhes revelem um novo mundo de conhecimento”.
Assista agora mesmo!
Conheça o avião que realizou o primeiro pouso em Brusque e que continua voando até hoje:
Siga-nos no Instagram
Entre no canal do Telegram
Siga-nos no Google Notícias