Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Eleição ao governo de Santa Catarina não deverá ter novidades

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Eleição ao governo de Santa Catarina não deverá ter novidades

Raul Sartori

Sem novidades
O eleitor que vai tomando conhecimento dos nomes que postulam a chefia do Executivo estadual nas eleições de outubro constata e não esconde certo desencanto com a falta de novidade entre os pretendentes dos maiores partidos: Esperidião Amin (PP), Gelson Merísio (PSD), Décio Lima (PT), Paulo Bauer (PSDB) e Eduardo Pinho Moreira ou Mauro Mariani (MDB) são veteranos, de política e de idade. O que isso pode indicar? Uma percepção até agora, já preocupantemente ouvida em rodas: o pleito deste ano poderá ter uma abstenção histórica. Ou de votos em branco, como protesto.

Salvador da pátria
A exemplo de Criciúma – que, como informa o colunista político Adelor Lessa, um grupo de 200 pessoas, integrado por empresários, profissionais liberais, servidores públicos e trabalhadores em geral, a maioria jovem, fez uma “vaquinha” para bancar o custo de 50 outdoors do presidenciável Jair Bolsonaro –, iniciativas parecidas estão surgindo também no Vale do Itajaí, como Blumenau e Pomerode. Esses grupos tem um comum a indignação e insatisfação com a política e com os políticos atuais, e que Bolsonaro é a saída.

Reserva de mercado
Um projeto tende a quebrar mais um tabu que até agora vinha restringindo o mercado de trabalho das mulheres em SC. Iniciativa do Legislativo estadual visa reservar, no mínimo, 30% das vagas disponibilizadas nos contratos celebrados pela administração pública do Estado nas áreas de segurança, vigilância e transportes de valores, para vigilantes do sexo feminino.

Veneno
Um dos últimos atos do governador Raimundo Colombo antes de se licenciar foi vetar projeto de lei proibindo alimentos sem agrotóxicos e venenos nas merendas das escolas públicas de SC. Seria o ideal, mas, se fosse proibir, muito provavelmente as cantinas escolares ficaram desabastecidas.

Repaginado
Quando em funções públicas, como deputado e secretário de Estado, Gilmar Knaesel era famoso pela extrema simpatia com todos e impetuosidade de galanteios com o sexo feminino. O período em que passou na prisão, condenado por desviar recursos destinados a organizações não-governamentais (ONGs) para realização de eventos esportivos, aplacou um pouco seus impulsos. Mas desde que reconquistou a liberdade deu vazão à aparência pessoal. Amigo dele, que o reencontrou há dias depois de algum tempo, não o reconheceu de imediato, mudado que está por cirurgias plásticas.

Estranhos presentes
Quando governador, Vilson Kleinubing deixou um par de sapatos como presente póstumo para seu grande amigo e então presidente da Santur, Flávio de Almeida Coelho. Fez escola. No ato em que Pinho Moreira assumiu a chefia do Executivo estadual e Raimundo Colombo se licenciou, no último dia 16, cada um ganhou de presente, da viúva Ivete Appel da Silveira, uma gravata que fazia parte do guarda-roupa do falecido ex-governador e ex-senador.

Escárnio sem fim
Depois da Universidade de Brasília, através do seu criador e professor titular, o florianopolitano Luis Felipe Miguel, e da Unicamp, mais três universidades oferecerão curso de matrícula opcional enfocando o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016, destacando, sempre, no seu programa, que foi “golpe”. As federais da Bahia e Amazonas e a Estadual da Paraíba agendaram iniciativa parecida que, em um país sério, seria enquadrada como improbidade administrativa.

Uso da ponte
Um simpósio na Assembleia Legislativa reuniu gestores públicos, especialistas em trânsito e representantes de entidades sociais para se começar a decidir a futura destinação da ponte Hercílio Luz, cuja restauração termina no final deste ano. Quem mais tem autoridade sobre o assunto é a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, que propõe o uso por pedestres e ciclistas e que haja uma pista exclusiva para ônibus, inclusive com tráfego do transporte metropolitano, e espaço para veículos com inversão de sentido nos picos da manhã e final da tarde.

Veículos elétricos
A Tesla, montadora norte-americana especializada em veículos elétricos, confirmou que exibirá visualmente o aclamado modelo Tesla X no 1º Encontro Brasileiro de Entusiastas de Veículos Elétricos, dia 17, no Passeio Pedra Branca, em Palhoça. Outro atrativo será o Li, primeiro carro elétrico produzido em SC, desenvolvido pela empresa Mobilis, em Palhoça.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio