Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Eleito o ‘melhor professor do mundo’

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Eleito o ‘melhor professor do mundo’

Pe. Adilson José Colombi

Quem é esse professor que recebe esta honraria e o prêmio (USS$ 1 milhão = R$ 3,9 milhões)? É Peter Tabichi, ele conseguiu a vitória em um concorrido concurso de indicados, inclusive do Brasil (organizado nos Emirados Árabes), ganhando o Global Teacher Prize de 2019, conferido pela Fundação Varkey, organização de caridade dedicada à melhoria da educação para crianças carentes. Sem esse auxílio não conseguiriam estudar, por várias carências, lá, existentes.

Peter Tabichi, um professor de Ciências da zona rural do Quênia, que doa a maior parte de seu salário (80%) para apoiar os alunos mais pobres, mais carentes da região rural. Ele ganhou o Global Teacher Prize de 2019, conferido pela Fundação Varkey, Ele venceu entre outros dez mil indicados de 179 países, entre eles a professora Debora Garofalo, que ensina matérias de tecnologia, em uma área carente de São Paulo.

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Não trabalha, apenas, com teoria, mas na prática efetiva, ele partilha a maior parte de seu salário para apoiar os alunos mais pobres. O prêmio ganho segue o mesmo rumo. Tabichi foi elogiado por suas realizações em uma escola sem infraestrutura, em meio a classes lotadas (algumas com até 70 a 80 estudantes) e poucos livros didáticos. Ele quer que os alunos percebam que “a ciência é o caminho certo” para ter sucesso no futuro.

É oportuno considerar que o concurso é mundial e foi realizado nos Emirados Árabes, anunciado em uma cerimônia em Dubai (24/03). O queniano é religioso da Ordem Franciscana. Mais ainda sua contribuição está na linha das Ciências. Não deixa de ser uma resposta para aqueles (não são poucos) que não perdem todas as ocasiões que têm para denegrir, caluniar, perseguir, impedir, etc. a Igreja Católica, tratando-a como a grande inimiga, destruidora, retrógrada, empecilho para o avanço das Ciências.

Esquecem ou não se informaram, corretamente, que se tem uma Instituição Universal que tenha prestigiado com todas as Artes (Literatura, Arquitetura, Música, Pintura, Escultura, Ciências (com alguns dos maiores cientistas de todos os tempos), Filosofia, Educação, etc. etc. Não esquecer que é praticamente guardiã de todas as suas obras de Artes e de Ciências, sobretudo, nos grandes museus.

Tabichi diz que parte do desafio (está fora de sala de aula, onde em pequenos espaços disponíveis, leciona), a parte maior do desafio tem sido persuadir a comunidade local a reconhecer o valor da educação e do emprego da tecnologia na agricultura. Para superar essa realidade, vai pessoalmente visitar as famílias, cujos filhos correm o risco de abandonar a escola e morrer de fome.

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O religioso franciscano tenta mudar a mentalidade dos pais que esperam que suas filhas se casem cedo – encorajando-os a deixar as meninas continuarem seus estudos. Além do contato com as famílias, a atuação de Tabichi se estende aos “clubes da paz” que ele organiza na escola, para representar e unir as sete tribos presentes ali. Ele também ensina técnicas de cultivo mais resistentes aos moradores dos arredores, já que a fome é uma realidade frequente na região.

Na entrevista que deu a Fundação, afirmou: “Para ser um grande professor você tem que ser criativo e abraçar a tecnologia. Você realmente tem que abraçar essas formas modernas de ensino. Você tem que fazer mais e falar menos”.

Belo e apreciável exemplo de autêntico agente das Políticas Públicas. Está vivendo a proposta da CF2019, num país que não é o Brasil. (vale conferir o site que me servi, em parte, na elaboração dessa coluna jornalística): “Quem é o eleito melhor professor do mundo”.

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